Educação e Arte

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01016360
Área Científica
Ciências da Educação
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As sessões terão um carácter teórico-prático. A par da apresentação, sistematização e ilustração de conteúdos, que poderá contar com contribuições de especialistas e de trabalhos de síntese realizados pelos estudantes, terão lugar atividades práticas, com base em materiais de apoio diversificados e visitas de observação. O estudo de casos assume um lugar de destaque, permitindo a análise reflexiva de programas e práticas.

Resultados de Aprendizagem

Com esta unidade curricular pretende realizar-se uma consciencialização do valor educativo da Arte e das principais questões inerentes à fundamentação e desenvolvimento de práticas educacionais neste domínio, atendendo a diversos enquadramentos, intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.

Assim, estabelecem-se os seguintes objetivos gerais:

- Compreender o valor educativo da Arte e o seu potencial contributo para o desenvolvimento individual e coletivo;

- Conhecer perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte;

- Analisar criticamente programas e práticas educacionais nesses domínios.

Estágio(s)

Não

Programa

I - O valor educativo da Arte

Valor intrínseco vs valor instrumental.

Potenciais contributos para o desenvolvimento individual e coletivo.

II - Perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte

Pressupostos teóricos e clarificação conceptual.

III - Programas e práticas de Educação e Arte

A diversidade de intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.

Estudo de casos.

IV - O caso particular da Educação Estética e Artística no sistema educativo português

Docente(s) responsável(eis)

Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%

Bibliografia

Agirre, I. (2000). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Pamplona: Univ. Pública de Navarra. Bamford, A. (2006). The WOW factor. Global research compendium on the impact of the arts in education. Waxmann. Barbosa, A.M; & Rejane, G.C (2008). Arte-Educação como mediação cultural e social. S. Paulo: UNESP. Best, D. (1992). A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação. Lisboa: Asa. Eisner, E. (2002). The Arts and the creation of mind. New Haven: Yale Univ. Press. Frois, J.P. (2011).

Educação Estética e Artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: FCG. Iavelberg, R. (2003). Para gostar de aprender Arte. Sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed. Jiménez, L.; Aguirre, I. & Pimentel, L. G. (2009) (eds.). Educación artística, cultura y ciudadanía. Madrid: OEI/Fundación Santillana. Marques, E. (2011). O espaço da arte na educação. In J.B. Xavier. Arte e Delinquência. Lisboa: FCG, pp. 67-81. Read, H. (2016). Educação pela Arte. Lisboa: Ediç. 70.