Educação e Arte
0
2019-2020
01016360
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
4.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As sessões terão um carácter teórico-prático. A par da apresentação, sistematização e ilustração de conteúdos, que poderá contar com contribuições de especialistas e de trabalhos de síntese realizados pelos estudantes, terão lugar atividades práticas, com base em materiais de apoio diversificados e visitas de observação. O estudo de casos assume um lugar de destaque, permitindo a análise reflexiva de programas e práticas.
Resultados de Aprendizagem
Com esta unidade curricular pretende realizar-se uma consciencialização do valor educativo da Arte e das principais questões inerentes à fundamentação e desenvolvimento de práticas educacionais neste domínio, atendendo a diversos enquadramentos, intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.
Assim, estabelecem-se os seguintes objetivos gerais:
- Compreender o valor educativo da Arte e o seu potencial contributo para o desenvolvimento individual e coletivo;
- Conhecer perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte;
- Analisar criticamente programas e práticas educacionais nesses domínios.
Estágio(s)
NãoPrograma
I - O valor educativo da Arte
Valor intrínseco vs valor instrumental.
Potenciais contributos para o desenvolvimento individual e coletivo.
II - Perspetivas e modelos nos domínios da Educação e Arte
Pressupostos teóricos e clarificação conceptual.
III - Programas e práticas de Educação e Arte
A diversidade de intencionalidades, agentes, públicos, contextos e metodologias.
Estudo de casos.
IV - O caso particular da Educação Estética e Artística no sistema educativo português
Docente(s) responsável(eis)
Maria Augusta Vilalobos Filipe Pereira Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 40.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Bibliografia
Agirre, I. (2000). Teorías y Prácticas en Educación Artística. Pamplona: Univ. Pública de Navarra. Bamford, A. (2006). The WOW factor. Global research compendium on the impact of the arts in education. Waxmann. Barbosa, A.M; & Rejane, G.C (2008). Arte-Educação como mediação cultural e social. S. Paulo: UNESP. Best, D. (1992). A racionalidade do sentimento. O papel das artes na educação. Lisboa: Asa. Eisner, E. (2002). The Arts and the creation of mind. New Haven: Yale Univ. Press. Frois, J.P. (2011).
Educação Estética e Artística. Abordagens transdisciplinares. Lisboa: FCG. Iavelberg, R. (2003). Para gostar de aprender Arte. Sala de aula e formação de professores. Porto Alegre: Artmed. Jiménez, L.; Aguirre, I. & Pimentel, L. G. (2009) (eds.). Educación artística, cultura y ciudadanía. Madrid: OEI/Fundación Santillana. Marques, E. (2011). O espaço da arte na educação. In J.B. Xavier. Arte e Delinquência. Lisboa: FCG, pp. 67-81. Read, H. (2016). Educação pela Arte. Lisboa: Ediç. 70.