Práticas de Monitorização, Habilitação e Reabilitação
1
2018-2019
02036787
Terapia e reabilitação
Inglês
B-learning
Semestral
20.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aprendizagem pela descoberta guiada: resolução de diferentes exercícios práticos, pela experimentação de diferentes ferramentas tecnológicas de gravação vocal, e de softwares de feedback em tempo-real para a monitorização de aspectos acústicos particulares à voz em contextos da fala e do canto. Método expositivo: demonstrações audiovisuais dos processos envolvidos na prática correta de exercícios de habilitação e reabilitação vocais.
Resultados de Aprendizagem
- Aprofundar conhecimentos de acústica vocal aplicados à voz falada e cantada
- Reconhecer particularidades fonéticas e articulatórias em diferentes contextos linguísticos
- Realizar testes de avaliação perceptual em contextos de voz falada e cantada
- Identificar particularidades da voz artística, na fala e no canto, em contextos solísticos e de ensemble
- Adquirir competências de manuseamento de recursos tecnológicos aplicados à monitorização da voz falada e cantada e possíveis aplicações em contextos educacionais e terapêuticos
- Identificar e aplicar técnicas vocais para a habilitação e otimização da voz falada, tendo por base as teorias que as sustentam
- Identificar e aplicar técnicas vocais para a habilitação e otimização da voz cantada, tendo por base as teorias que as sustentam
- Identificar e saber aplicar técnicas vocais para a reabilitação vocal, tendo por base as teorias que as sustentam.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Acústica vocal: particularidades da voz falada
- Acústica vocal: estratégias de ressonância em diferentes estilos musicais
- Processos de propagação do som em diferentes espaços físicos
- Estratégias articulatórias na fala e no canto
- Princípios fonéticos em diferentes contextos linguísticos
- Protocolos de avaliação vocal
- Parâmetros perceptuais de avaliação vocal na fala e no canto
- Métodos de avaliação perceptual de vozes
- Criação de testes perceptuais
- Ferramentas de monitorização e feedback em tempo real da voz falada e cantada
- Particularidades da voz cantada em contextos de ensemble
- Técnicas vocais de preparação da voz para a comunicação verbal: na educação, na representação cénica e na locução
- Técnicas vocais de preparação da voz para a comunicação artística cantada: teatro musical, canto lírico e em música comercial contemporânea
- Teoria e práticas de reabilitação vocal: técnicas respiratórias, exercícios de função vocal, semi-oclusão, ressonância e fonação fluída.
Docente(s) responsável(eis)
Filipa Martins Baptista Lã
Métodos de Avaliação
Avaliação
Autoavaliação da voz falada, empregando 1 das metodologias de avaliação perceptual apreendidas no módulo (40% da avaliação final)+gravação audiovisual de 1 sessão de treino vocal (falado ou cantado) recorre-se ao uso de 1 software de avaliação espectrográfica da voz (40% da avaliação final)+1 reflexão individual escrita sobre esta experiência (20% da classificação final). Escala de 0-20 valores: 100.0%
Bibliografia
- Bozeman, K.W. (2013). Practical Vocal Acoustics: Pedagogic Applications for Teachers and Singers, Vox Musicae: The Voice, Vocal Pedagogy and Song Series Nº. 9. New York: Pendragon Press.
- Kent, R.D. & Ball, M.J. (2000). Voice Quality Measurement. San Diego: Singular Publishing Group.
- Lã FMB. (2012). Teaching Singing and Technology. In: Basa KS, ed. Aspects of Singing II - Unit in Understanding - Diversity in Aesthetics. . Nürnberg Vox Humana: 88-109.
- Nair, G. (1999). Voice – Tradition and Technology: A State-of-The-Art Studio. San Diego: Singular Publishing Group.
- Shrivastav, R. & Wingate, J. (2006). Perceptual Attributes and Assessment of the Singing Voice. In M.S. Benninger & T. Murray (Eds.). The Performer’s Voice. San Diego: Plural Publishing Inc. pp. 103-116.