Práticas de Monitorização, Habilitação e Reabilitação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02036787
Área Científica
Terapia e reabilitação
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Aprendizagem pela descoberta guiada: resolução de diferentes exercícios práticos, pela experimentação de diferentes ferramentas tecnológicas de gravação vocal, e de softwares de feedback em tempo-real para a monitorização de aspectos acústicos particulares à voz em contextos da fala e do canto. Método expositivo: demonstrações audiovisuais dos processos envolvidos na prática correta de exercícios de habilitação e reabilitação vocais.

Resultados de Aprendizagem

  • Aprofundar conhecimentos de acústica vocal aplicados à voz falada e cantada
  • Reconhecer particularidades fonéticas e articulatórias em diferentes contextos linguísticos
  • Realizar testes de avaliação perceptual em contextos de voz falada e cantada
  • Identificar particularidades da voz artística, na fala e no canto, em contextos solísticos e de ensemble
  • Adquirir competências de manuseamento de recursos tecnológicos aplicados à monitorização da voz falada e cantada e possíveis aplicações em contextos educacionais e terapêuticos
  • Identificar e aplicar técnicas vocais para a habilitação e otimização da voz falada, tendo por base as teorias que as sustentam
  • Identificar e aplicar técnicas vocais para a habilitação e otimização da voz cantada, tendo por base as teorias que as sustentam
  • Identificar e saber aplicar técnicas vocais para a reabilitação vocal, tendo por base as teorias que as sustentam.

Estágio(s)

Não

Programa

  • Acústica vocal: particularidades da voz falada
  • Acústica vocal: estratégias de ressonância em diferentes estilos musicais
  • Processos de propagação do som em diferentes espaços físicos
  • Estratégias articulatórias na fala e no canto
  • Princípios fonéticos em diferentes contextos linguísticos
  • Protocolos de avaliação vocal
  • Parâmetros perceptuais de avaliação vocal na fala e no canto
  • Métodos de avaliação perceptual de vozes
  • Criação de testes perceptuais
  • Ferramentas de monitorização e feedback em tempo real da voz falada e cantada
  • Particularidades da voz cantada em contextos de ensemble
  • Técnicas vocais de preparação da voz para a comunicação verbal: na educação, na representação cénica e na locução
  • Técnicas vocais de preparação da voz para a comunicação artística cantada: teatro musical, canto lírico e em música comercial contemporânea
  • Teoria e práticas de reabilitação vocal: técnicas respiratórias, exercícios de função vocal, semi-oclusão, ressonância e fonação fluída.

Docente(s) responsável(eis)

Filipa Martins Baptista Lã

Métodos de Avaliação

Avaliação
Autoavaliação da voz falada, empregando 1 das metodologias de avaliação perceptual apreendidas no módulo (40% da avaliação final)+gravação audiovisual de 1 sessão de treino vocal (falado ou cantado) recorre-se ao uso de 1 software de avaliação espectrográfica da voz (40% da avaliação final)+1 reflexão individual escrita sobre esta experiência (20% da classificação final). Escala de 0-20 valores: 100.0%

Bibliografia

  • Bozeman, K.W. (2013). Practical Vocal Acoustics: Pedagogic Applications for Teachers and Singers, Vox Musicae: The Voice, Vocal Pedagogy and Song Series Nº. 9. New York: Pendragon Press.
  • Kent, R.D. & Ball, M.J. (2000). Voice Quality Measurement. San Diego: Singular Publishing Group.
  • Lã FMB. (2012). Teaching Singing and Technology. In: Basa KS, ed. Aspects of Singing II - Unit in Understanding - Diversity in Aesthetics. . Nürnberg Vox Humana: 88-109.
  • Nair, G. (1999). Voice – Tradition and Technology: A State-of-The-Art Studio. San Diego: Singular Publishing Group.

- Shrivastav, R. & Wingate, J. (2006). Perceptual Attributes and Assessment of the Singing Voice. In M.S. Benninger & T. Murray (Eds.). The Performer’s Voice. San Diego: Plural Publishing Inc. pp. 103-116.