Anatomofisiologia e Fisiopatologia Vocais
1
2018-2019
02036776
Tecnologias de diagnóstico e terapêutica
Inglês
B-learning
TRIMESTRAL
8.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Utilização do método expositivo - na apresentação de conceitos mais teóricos e em apresentações e representações audiovisuais - a aprendizagem pela pesquisa - na aquisição de competências analíticas e críticas – e aprendizagem por pares, estimulada pela participação dos estudantes em trabalhos de grupo e em fóruns especialmente designados para este fim.
Resultados de Aprendizagem
- Adquirir conhecimentos aprofundados sobre anatomofisiologia da fonação e dos processos que lhe estão associados, nomeadamente respiratório, auditivo e neurológico
- Explicar os princípios teóricos responsáveis por diferentes tipos de fonação e seus impactos na eficiência vocal
- Identificar tipos de patologias vocais, suas causas e terapêuticas mais indicadas
- Conhecer diferentes estratégias cirúrgicas e respetivas indicações clínicas
- Identificar factores que afetam a produção vocal, nomeadamente factores biológicos (como o sexo, a idade e disfunções orgânicas, ex. refluxo esofágico e disfunções endócrinas), psicológicos (como ansiedade na performance e diferentes estados emocionais) e factores externos, como os factores nutricionais, ambientais e outros relacionados com a atividade profissional, o estilo de vida e o uso de medicamentos
Estágio(s)
NãoPrograma
- Anatomia e fisiologia da fonação
- Fisiologia da respiração e da audição aplicadas à voz falada e cantada
- O cérebro na fala e no canto
- Sintomatologia vocal associada a diferentes tipos de patologias
- Patologias vocais e diferentes estratégias cirúrgicas
- Princípios teóricos de produção vocal
- Registos vocais
- Tipos de fonação e seus impactos na eficiência e economia vocais
- Mecanismos de controlo da frequência fundamental e intensidade vocais
- Articulação e ressonância na fala e no canto
- Voz, idade e sexo
- Disfunções orgânicas que afetam a voz
- Ansiedade na performance: alterações vocais consequentes
- Voz e emoções
- Factores externos que afectam a qualidade vocal: factores nutricionais, ambientais e profissionais, estilos de vida e uso de medicamentos
Docente(s) responsável(eis)
Filipa Martins Baptista Lã
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação constará da realização de um teste de avaliação dos conhecimentos (50% da classificação final) e de um trabalho escrito sobre um estudo de caso (50% da classificação final). A classificação final será atribuída numa escala entre 0 e 20 valores: 100.0%
Bibliografia
- Jiang, J. (2006). Physiology of Voice Production: How Does the Voice Work? In M.S. Benninger & T. Murray (Eds). The Performer’s Voice. San Diego: Plural Publishing Inc. pp. 23-32.
- Mathieson, L. (2006). The Voice and Its Disorders. 6th Edition. London: Whurr Publishers.
- Sataloff, R.T. (1997). Professional Voice: The Science and Art of Clinical Care. 2nd Edition. San Diego: Singular Publishing Group.
- Sataloff, R.T. (1998). Voice Perspectives. San Diego: Singular Publishing Group.
- Sundberg, J. (1987). The Science of the Singing Voice. Dekalb: Northern Illinois University Press.
- Titze, I.R. (1994). Principles of Voice Production. Salt Lake City: National Center for Voice and Speech.
- Urrita, R.G-T. & Marco, I.G. (1996). Diagnostico y tratamiento de los trastornos de la voz. Madrid: Editorial Garsi.