Diálogo Intercultural Crítico

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02036741
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As ênfases teóricas e empíricas devem ser fomentadas através de abordagens participativas e dialógicas durante e após as aulas, espera-se que os alunos contribuam com 2 intervenções principais

Uma apresent de um texto selecionado previamente acordado com um dos professores

Uma apresent final de um trabalho individual ou em grupo, com base em pesquisas sobre um tópico ou estudo de caso, acordado preventivamente com um dos professores

A estrutura B-learning do curso prevê 6 aulas com duração de 3 horas cada, mais 8 sessões virtuais via moodle/skype que incluem tutoria ao longo do semestre.

Resultados de Aprendizagem

Depois de concluir este curso, os alunos deverão ser capazes de

Discutir um conjunto de conceitos, teorias e princípios relacionados com vários aspetos do diálog intercultural

Identif elementos históricos, sociais e epistemológicos necessários para a estruturação de um diálog intercultural crítico

Compreender o impacto do colonialismo e da globalização neoliberal no diálogo intercultural

Relacionar a literatura pós colonial e de colonial com o diálogo intercultural

Envolver-se com o diálog intercultural por meio de uma abordagem crítica que supere perspetivas culturais limitadas e trajetórias multiculturais exclusivas

Realizar projetos empíricos c/ foco no diálogo intercultural

Implementar habilidades reflexivas e críticas em relação à análise patrimonial,bem como a projetos artísticos e culturais.

Estágio(s)

Não

Programa

Este curso aborda o estudo do diálogo intercultural a partir de uma perspetiva crítica e pós-colonial, adotando uma abordagem particip.Centra-se na compreensão contextualizada das culturas e na relação entre culturas em diferentes contextos sociopolíticos, combinando abordagens T com análises empíricas de obj culturais e artísticos, bem como P de investigação ação

O conteúdo é dividido em 3 componentes principais

Discussão das complexidades conceituais e linguísticas no campo do diálog intercultural e da responsabilidade intercultural

Compreensão da cidadania intercultural por meio da análise de modelos de investigação ação de envolvimento acadêmico com projetos artísticos e culturais;

Elaboração das perceções interculturais pós coloniais do património como uma zona de contacto entre culturas e cosmovisão

Os estudantes são convidados a analisar est de caso de acordo com o seu interesse, a fim de produzir ativid de micro-pesquisa relevante

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%

Bibliografia

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