Diálogo Intercultural Crítico
1
2021-2022
02036741
Sociologia
Inglês
B-learning
Semestral
7.5
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As ênfases teóricas e empíricas devem ser fomentadas através de abordagens participativas e dialógicas durante e após as aulas, espera-se que os alunos contribuam com 2 intervenções principais
Uma apresent de um texto selecionado previamente acordado com um dos professores
Uma apresent final de um trabalho individual ou em grupo, com base em pesquisas sobre um tópico ou estudo de caso, acordado preventivamente com um dos professores
A estrutura B-learning do curso prevê 6 aulas com duração de 3 horas cada, mais 8 sessões virtuais via moodle/skype que incluem tutoria ao longo do semestre.
Resultados de Aprendizagem
Depois de concluir este curso, os alunos deverão ser capazes de
Discutir um conjunto de conceitos, teorias e princípios relacionados com vários aspetos do diálog intercultural
Identif elementos históricos, sociais e epistemológicos necessários para a estruturação de um diálog intercultural crítico
Compreender o impacto do colonialismo e da globalização neoliberal no diálogo intercultural
Relacionar a literatura pós colonial e de colonial com o diálogo intercultural
Envolver-se com o diálog intercultural por meio de uma abordagem crítica que supere perspetivas culturais limitadas e trajetórias multiculturais exclusivas
Realizar projetos empíricos c/ foco no diálogo intercultural
Implementar habilidades reflexivas e críticas em relação à análise patrimonial,bem como a projetos artísticos e culturais.
Estágio(s)
NãoPrograma
Este curso aborda o estudo do diálogo intercultural a partir de uma perspetiva crítica e pós-colonial, adotando uma abordagem particip.Centra-se na compreensão contextualizada das culturas e na relação entre culturas em diferentes contextos sociopolíticos, combinando abordagens T com análises empíricas de obj culturais e artísticos, bem como P de investigação ação
O conteúdo é dividido em 3 componentes principais
Discussão das complexidades conceituais e linguísticas no campo do diálog intercultural e da responsabilidade intercultural
Compreensão da cidadania intercultural por meio da análise de modelos de investigação ação de envolvimento acadêmico com projetos artísticos e culturais;
Elaboração das perceções interculturais pós coloniais do património como uma zona de contacto entre culturas e cosmovisão
Os estudantes são convidados a analisar est de caso de acordo com o seu interesse, a fim de produzir ativid de micro-pesquisa relevante
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição : 100.0%
Bibliografia
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