Diálogo Intercultural Crítico

Ano
1
Ano lectivo
2024-2025
Código
02036741
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Espera-se que as aulas sejam altamente interativas e baseadas na prática com atividades em pequenos grupos, debates ativos de pesquisa, dramatizações, formulários instantâneos, compartilhamento de notas, micro-papers e outros métodos. Os/as palestrantes devem manter o nível de atenção e engajamento alto, fazendo apresentações instigantes e interativas. Espera-se que os/as alunos/as estudem o material preparatório antes da aula e participem ativamente durante a execução. Os/as alunos/as são bem-vindos/as a contribuir sem se sentirem forçados/as a fazê-lo de uma forma específica.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir com sucesso este curso, os/as alunos/as serão capazes de:
• Compreender a diversidade numa gama de variantes que incluem, mas não se restringem a, cultural, histórica, política, étnica, social, económica, religiosa, sexual e (de)eficiência;
• Discutir princípios e práticas que caracterizam o diálogo intercultural a partir de uma abordagem crítica e participativa;
• Analisar os elementos históricos, sociais, políticos, culturais e epistemológicos que estruturam o Diálogo Intercultural Crítico;
• Compreender o impacto do colonialismo e da globalização neoliberal no diálogo intercultural em relação aos debates pós-coloniais e descoloniais;
• Apreciar o impacto da mobilização, do ativismo e do protesto no Diálogo Intercultural Crítico;
• Elaborar sobre o entrelaçamento do Diálogo Intercultural Crítico com a Justiça Social e Global, os Direitos Humanos, a Democratização e a Proteção da Natureza e do Meio Ambiente;
• Realizar micropesquisa sobre o Diálogo Intercultural Crítico.

Estágio(s)

Não

Programa

Este curso tem uma abordagem participativa para abordar o estudo do diálogo intercultural a partir de uma perspetiva crítica, participativa e pós-colonial. Centra-se na compreensão da diversidade e das culturas e na sua relação combinando abordagens teóricas com análises
práticas de contextos sociais, políticos e epistemológicos. O curso está dividido em quatro partes: 1) diálogo, 2) interculturalidade, 3) crítica e 4) diálogo intercultural crítico. Os/as alunos/as são convidados/as a se envolver nas discussões do conteúdo do curso com o objetivo de produzir atividades de micro-investigação relevantes e convincentes que devem ser criticamente reflexivas sobre as suas próprias perceções e opiniões. Os conteúdos programáticos abordam os conhecimentos de que os/as alunos/as necessitam para atingir os objetivos de aprendizagem e contribuem para a aquisição e desenvolvimento das competências necessárias, do pensamento crítico e dos desempenhos que potenciam o Diálogo Intercultural Crítico.

Docente(s) responsável(eis)

Cristiano Gianolla

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Cusicanqui, S. R. (2012). ‘Ch’ixinakax Utxiwa: A Reflection on the Practices and Discourses of Decolonization’. South Atlantic Quarterly 111 (1): 95–109
Gianolla, C. (2013). Human rights and nature: intercultural perspectives and international aspirations. J. of Human Rights and the Environment 4 (1), 58-78
Guilherme, M. M. (2019). Intercultural Multilateralities: Pluri-dialogic imaginations, globo-ethical positions and epistemological ecologies, J. of Multicultural Discourses, 14 (1), 1-13
Hall, S. (2019). Essential Essays, Volume 2: Identity and Diaspora. Durham: Duke UP
Panikkar, R. (1999). The Intra-Religious Dialogue, Revised Edition. New York: Paulist P
Carvalho, C. P. (2013). Citizenship and the artistic practice: artistic practices and their social role. In N. Duxbury (Ed.), Animation of Public space through the arts: Towards more sustainable communities. Almedina, 293-315
Santos, B. S. (2016) Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Abingdon: Routledge.