Diálogo Intercultural Crítico

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02036741
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimento funcional de inglês é necessário.

Métodos de Ensino

Espera-se que as aulas sejam altamente interativas e baseadas na prática com atividades em pequenos grupos, debates ativos de pesquisa, dramatizações, formulários instantâneos, compartilhamento de notas, micro-papers e outros métodos. Os/as palestrantes devem manter o nível de atenção e engajamento alto, fazendo apresentações instigantes e interativas. Espera-se que os/as alunos/as estudem o material preparatório antes da aula e participem ativamente durante a execução. Os/as alunos/as são bem-vindos/as a contribuir sem se sentirem forçados/as a fazê-lo de uma forma específica.

Resultados de Aprendizagem

Ao concluir com sucesso este curso, os/as alunos/as serão capazes de:

• Compreender a diversidade numa gama de variantes que incluem, mas não se restringem a, cultural, histórica

Objetivos específicos

Representar e interpretar gráficos de funções; Interpretar a derivada como taxa de variação; Resolver problemas de otimização; Estudar os modelos de crescimento exponencial e logístico; Determinar áreas de regiões; Aplicar o algoritmo de Gauss na resolução de sistemas.

Competências genéricas

Desenvolver a capacidade de análise e síntese; Adquirir conhecimentos gerais básicos; Comunicar adequadamente por via oral e escrita; Resolver problemas envolvendo aplicações; Aplicar conhecimentos teóricos na prática.

Competências específicas

Exprimir os conceitos de forma clara e objetiva; Exercitar o raciocínio lógico – dedutivo; Fomentar a intuição e a abordagem geométrica dos conceitos e métodos; Desenvolver a capacidade de resolução analítica; Conhecer as aplicações da Matemática.

Estágio(s)

Não

Programa

Este curso tem uma abordagem participativa para abordar o estudo do diálogo intercultural a partir de uma perspetiva crítica, participativa e pós-colonial. Centra-se na compreensão da diversidade e das culturas e na sua relação combinando abordagens teóricas com análises práticas de contextos sociais, políticos e epistemológicos. O curso está dividido em quatro partes: 1) diálogo, 2) interculturalidade, 3) crítica e 4) diálogo intercultural crítico. Os/as alunos/as são convidados/as a se envolver nas discussões do conteúdo do curso com o objetivo de produzir atividades de micro-investigação relevantes e convincentes que devem ser criticamente reflexivas sobre as suas próprias perceções e opiniões. Os conteúdos programáticos abordam os conhecimentos de que os/as alunos/as necessitam para atingir os objetivos de aprendizagem e contribuem para a aquisição e desenvolvimento das competências necessárias, do pensamento crítico e dos desempenhos que potenciam o Diálogo Intercultural Crítico.

Docente(s) responsável(eis)

Cristiano Gianolla

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Cusicanqui, S. R. (2012). ‘Ch’ixinakax Utxiwa: A Reflection on the Practices and Discourses of Decolonization’. South Atlantic Quarterly 111 (1): 95–109

Gianolla, C. (2013). Human rights and nature: intercultural perspectives and international aspirations. J. of Human Rights and the Environment 4 (1), 58-78

Guilherme, M. M. (2019). Intercultural Multilateralities: Pluri-dialogic imaginations, globo-ethical positions and epistemological ecologies, J. of Multicultural Discourses, 14 (1), 1-13

Hall, S. (2019). Essential Essays, Volume 2: Identity and Diaspora. Durham: Duke UP

Panikkar, R. (1999). The Intra-Religious Dialogue, Revised Edition. New York: Paulist P

Carvalho, C. P. (2013). Citizenship and the artistic practice: artistic practices and their social role. In N. Duxbury (Ed.), Animation of Public space through the arts: Towards more sustainable communities. Almedina, 293-315

Santos, B. S. (2016) Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Abingdon: Routledge.