Práticas Vocais Informadas em Contextos Educativos

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02036724
Área Científica
Formação de Professores e Formadores
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
B-learning
Créditos ECTS
2.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino utilizada envolve várias atividades: a) estudo e reflexão individual; b) aprendizagem colaborativa contribuindo para a construção conjunta do conhecimento; c) resolução de problemas com vista à identificação dos problemas da função vocal apresentados em cada estímulo e à identificação de estratégias para a sua resolução; d) prática orientada de exercícios respiratórios e vocais em sessões individuais e de grupo utilizando a ferramenta de webconference; e) frequência presencial de seminários temáticos (7 horas).

Resultados de Aprendizagem

Aprendizagem de técnicas de optimização vocal em contextos educativos, fundamentados nas teorias de produção vocal. Aquisição de estratégias de prevenção vocal, especialmente desenhadas de acordo com as necessidades vocais de professores do ensino pré-escolar, básico e secundário.

Espera-se que no final, os formandos sejam capazes de: conhecer e saber aplicar técnicas de respiração, de aquecimento e relaxamento vocais, de melhorar a ressonância vocal e o tipo de fonação predominante como hábito fonatório; conhecer as suas capacidades e limitações vocais; conhecer a anatomia e fisiologia do seu instrumento e aplicar este conhecimento para a optimização do desempenho vocal; conhecer os principais problemas vocais que afectam o professor, suas causas e sintomatologia associada; saber aplicar estratégias de prevenção destes problemas vocais; conhecer as principais estratégias de otimização vocal e suas finalidades; ter um esquema individual de rotina vocal preventiva diária.

Estágio(s)

Não

Programa

Unidade temática 1: Anatomia e fisiologia da fonação

1. Anatomia e fisiologia da fonação

2. Fatores internos e externos que afetam a qualidade vocal

3. Higiene vocal e rotina vocal diária

Unidade temática 2: Avaliação perceptual e quantitativa

1. Acústica vocal: da teoria à prática

2. Parâmetros de avaliação: escalas de avaliação perceptual

3. Tipos de feedback em tempo real para o treino vocal*

Unidade temática 3: Educação para a Prevenção e Otimização Vocal

1. Postura corporal: importância para uma produção vocal otimizada*

2. Exercícios  de respiração, aquecimento e relaxamento vocal*

3. Ansiedade, voz e estratégias de coping para o professor

4. Exercícios isométricos, calisténicos e isotónicos e ginástica articulatória*

(* Sessão presencial)

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação consistirá de 3 trabalhos escritos. A classificação final corresponderá à média das classificações obtidas nestes 3 trabalhos. A classificação terá um carácter quantitativo, nos termos da carta circular n.º3/2007 do CCPFC: Insuficiente – 1 a 4.9 valores; Regular – 5 a 6.4 valores; Bom – 6.5 a 7.9 valores; Muito Bom – 8 a 8.9 valores; Excelente – 9 a 10 valores: 100.0%

Bibliografia

1. Benninger, M. S. & Murry, T. (2008). The singer’s Voice. San Diego: Plural Publishing.
2. Le Huche, F. & Allali, A. (2004). La Voz. 2ª Edición. Barcelona: Masson.
3. Henrique, L. L. (2007). Acústica Musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
4. Sundberg, J. (1987). The Science of the Singing Voice. Dekalb: Northern Illinois University Press.
5. Thurman, L. & Welch, G. Bodymind & Voice: foundations of voice education. (2000). Iowa City: The VoiceCare Network.
6. Titze, I. R. (2000). Principles of Voice Production. Iowa City: National Center for Voice and Speech. Urrutia, R G-T & Marco, I. C. 81996). Diagnostico y Tratamiento de los trastornos de la voz. Madrid: Editorial Garsi.