Curso de Campo em Ecossistemas Tropicais

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
02036470
Área Científica
Ecologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Curso de campo intensivo com duração de 10 dias, apenas com aulas presenciais. A componente letiva contém pequenos módulos teóricos para introduzir os alunos aos diferentes tópicos, mas é essencialmente composta por aulas em trabalho de campo, aulas em laboratório para processamento das amostras recolhidas e trabalho prático em grupo na componente de tratamento da informação, elaboração do relatório e apresentação oral.

Resultados de Aprendizagem

Durante a frequência desta unidade curricular pretende-se que os alunos contactem com a dinâmica e ecologia de ecossistemas tropicais. Esta disciplina será oferecida em colaboração com IESs parceiras e terá lugar no Brasil (Ecossistema de Pantanal). Os objetivos específicos são o conhecimento da fauna e flora de áreas tropicais (tendo o Pantanal como ecossistema modelo) e a aquisição de metodologias específicas para o estudo das comunidades destes organismos neste ambiente, complementando a experiência em técnicas de campo que os alunos irão adquiri nas restantes unidades curriculares de cariz semelhante (abrangendo outro tipo de ecossistemas e metodologia) que possam frequentar. A experiência adquirida nesta unidade curricular será importante para o planeamento do seu próprio trabalho conducente à dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Ecologia dos ecossistemas tropicais (ênfase no Pantanal)

2. Vegetação do Pantanal: técnicas de amostragem para estudos ecológicos; Identificação de espécies e derivação de índices ecológicos (2 dias)

3. Vertebrados terrestres. Metodologias de estudo baseadas em observação direta e técnicas indiretas para censos de aves, mamíferos, anfíbios e répteis. Participação em atividades de conservação em curso na área (2 dias).

4. Reconhecimento de diferentes corpos de água do Pantanal e prática sobre metodologias para monitorizar a qualidade da água. Amostragem de organismos de água doce (macrófitas e fauna associada, peixes, invertebrados bentónicos, fito e zooplâncton) e seu uso como indicadores de qualidade da água (2 dias).

5. Uso dos dados recolhidos na aplicação de um protocolo multicritério para avaliar a qualidade do habitat e monitorizar impactos locais, incluindo aspetos sociais, económicos e ambientais (2 dias).

6. Relatório final e apresentação oral de cada grupo (1 dia).

Docente(s) responsável(eis)

José Paulo Filipe Afonso de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Elaboração do relatório e apresentação oral: 100.0%

Bibliografia

Boitani, L., & Todd K. Fuller. (2000). Research Techniques in Animal Ecology.

BRITSKI, H. A., (1972). Peixes de Água doce do Estado de São Paulo: Sistemática. In: Comissão Interestadual da Bacia Paraná- Uruguai. Poluição e Piscicultura. São Paulo. 83-108p.

Kricher, J. (2011). Tropical ecology. Princeton University Press.

Magurran, A. E. (2013). Measuring biological diversity. John Wiley & Sons.

REID, J.W. (1985) Chave de identificação para as espécies continentais Sulamericanas de vida livre da Ordem Cyclopoida (Crustacea, Copepoda). Bolm. Zool. USP, n. 9, p. 17-143.

Sutherland, W. (2006). Ecological census techniques: a handbook. Cambridge University Press

Southwood, T. R. E., & Henderson, P. A. (2000). Ecological methods. John Wiley & Sons.

Wildi, O. (2010). Data analysis in vegetation ecology. John Wiley & Sons.