Sistemas Robóticos Cooperativos
1
2017-2018
03000396
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Português
Inglês
Presencial
6.0
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Sistemas Robóticos e Robótica Móvel.
Métodos de Ensino
Será usada uma combinação dos seguintes métodos: pequeno conjunto de seminários por parte do docente para introdução dos temas fundamentais; pesquisa por parte do estudante sobre estes temas fundamentais, com vista à realização de um trabalho de síntese para ser apresentado no final num seminário; orientação tutorial dos estudantes durante a realização dos trabalhos de síntese e de pequenos projetos de investigação para o desenvolvimento de protótipos em ambiente de simulação.
Resultados de Aprendizagem
Após completar a unidade curricular, o estudante fica conhecedor dos aspetos principais da conceção de sistemas de múltiplos robôs cooperativos (SRC), bem como das vantagens e dos desafios colocados por estes sistemas quando comparados com sistemas com um único robô.
Como principais resultados da aprendizagem, a unidade curricular permite o conhecimento do estado da arte dos SRC e a aquisição das competências necessárias para realizar trabalho de investigação em SRC.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Sistemas robóticos cooperativos (SRC): motivação, aplicações.
2. SRC constituídos por robôs heterogéneos. Diferenciação.
3. Cooperação: fundamentos, inspiração biológica, teoria dos jogos.
4. Taxionomias de SRC: eixos de conceção, domínios de aplicação, exemplos.
5. Arquiteturas de SRC: sistemas centralizados vs. sistemas distribuídos. SRC com controlo distribuído: sistemas do tipo “swarm” vs. sistemas com cooperação explícita; casos de estudo.
6. Comunicação em SRC: importância; tipos de comunicação; aspetos funcionais e semânticos.
7. Partilha eficiente de informação em SRC: importância; aferição da utilidade da informação; casos de estudo.
8. Exploração com múltiplos robôs e coordenação multi-robô.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Paulo Pinto da Rocha
Métodos de Avaliação
Avaliação
O método de avaliação inclui a avaliação do trabalho de síntese, a avaliação da sua apresentação e defesa num seminário e, eventualmente, a realização de testes de frequência ou exame: 100.0%
Bibliografia
[1] Robot Teams: From Diversity to Polymorphism. T. Balch and L. Parker (Eds.). A. K. Peters Ltd., 2002.
[2] Robot Colonies. R. Arkin and G. Bekey (Eds.). Reprinted from Autonomous Robots, 4(1), 1997.
[3] Multi-Robot Systems. From Swarms to Intelligent Automata, Volume III, Proceedings from the 2005 International Workshop on Multi-Robot Systems Parker, Lynne E.; Schneider, Frank E.; Schultz, Alan C. (Eds.), 2005.
[4] Behavior-Based Robotics. R. Arkin. The MIT Press, May 1998.
[5] Artificial Intelligence and Mobile Robots. D. Kortenkamp, R. P. Bonasso and R. Murphy (Eds.). AAAI Press/The MIT Press, USA, 1998.