Psicologia e Ciências Sociais do Trabalho

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02036419
Área Científica
Saúde Ocupacional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Os requeridos para integrar o MESTRADO EM SAÚDE OCUPACIONAL - Titulares de grau de licenciado, mestre, doutor, ou habilitação legalmente equivalente, nas áreas de Medicina, Medicina Dentária, Ciências da Saúde, Enfermagem, Psicologia, Engenharia, Tecnologias da Saúde, Ergonomia, Segurança e Saúde Ocupacional, Segurança do Trabalho. Técnicos Superiores de Higiene e Segurança do Trabalho. Estudantes de cursos de 2º ou 3º ciclo nas áreas referidas. Currículo académico, científico e profissional.

Métodos de Ensino

Expositivo, Demonstrativo, Participativo.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a relevância da psicologia para a saúde ocupacional e dos aportes da psicologia da saúde ocupacional no contexto atual do trabalho.
- Valorizar os contributos da psicologia e das ciências sociais para um comportamento organizacional (CO) integrativo e adaptativo.
- Conhecer as principais áreas das diferenças individuais e as suas implicações no CO.
- Compreender as interações entre trabalho, stresse e saúde.
- Conhecer sintomas e sinais, causas e consequências e estratégias de prevenção do burnout.
- Reconhecer a conciliação trabalho-família como um desafio coletivo na sociedade atual e o impacto da desigualdade de género na sua relação com saúde e bem-estar.
- Conhecer tipos de violência no trabalho, conhecer os seus fatores de risco e consequências (individuais e organizacionais) e medidas de prevenção.
- Desenvolver competências de comunicação positiva; compreender a sua centralidade na humanização do trabalho.
- Analisar criticamente teorias e tipos da liderança.

Estágio(s)

Não

Programa

- Aspetos gerais introdutórios: psicologia em contexto; psicologia da saúde ocupacional; comportamento organizacional
- Diferenças individuais e saúde ocupacional: perceção, emoção, personalidade, motivação, inteligência – dos conceitos às aplicações.
- Trabalho, stresse e saúde: modelos de stresse laboral; stresse, saúde e doença; fatores de stresse/bemestar
laboral; burnout; promoção da saúde no trabalho.
- Cronobiologia;
- Avaliação de riscos psicossociais;
- Conciliação trabalho-família: preditores; relação com stresse e burnout; relação com género e saúde mental; boas práticas.
- Agressão no trabalho: assédio, bullying, violência física; preditores e consequências individuais e organizacionais; relação com saúde e bem-estar; prevenção.
- Comunicação positiva no trabalho: comunicação verbal e não verbal; competências e barreiras de comunicação; prevenção e resolução de conflitos.
- Liderança: teorias; liderança responsável, positiva e compassiva; género e liderança.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Telma Fernandes Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

Drayton, M. (2021). Anti-burnout: How to Create a Psychologically Safe and High-performance Organisation. Routledge.
Gatchel, R. J. (2012). Handbook of occupational health and wellness. Springer US.
Hougaard R. , Carter J. (2022). Compassionate Leadership: How to Do Hard Things in a Human Way.
Harvard Business Review Press.
Judge, T. A., & Robbins, S. P. (2022). Essentials of organizational behavior. Pearson Education (us).
Schonfeld, I. S., & Chang, C. H. (2017). Occupational health psychology - Work, stress and health. Springer.