Psicologia e Ciências Sociais do Trabalho
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2021-2022
02036419
Saúde Ocupacional
Português
Presencial
Semestral
5.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
- Conhecimentos e aptidões que os alunos devem dominar antes de iniciarem esta disciplina:
Damos por adquirido que os nossos alunos tenham um conhecimento de base antes de entrar nesta unidade que seja suficiente para apreender o seu conteúdo. Estas bases incluem em especial, o seguinte:
- Bioestatística – Domínio das principais técnicas estatísticas descritivas e inferenciais.
- Psicologia – Capacidade de compreensão dos principais problemas psicológicos.
- História da Medicina – Conhecimentos relativos à evolução da psicologia ao longo dos tempos.
Métodos de Ensino
No decurso das aulas teóricas serão abordados os principais temas de psicologia, de forma a propiciar aos alunos não só conhecimentos sobre os temas e as técnicas de abordagem, mas, também, demonstrar a importância da transversalidade do binómio saúde-doença ao focar, analisar, interpretar, discutir e propor meios para a sua resolução ou minimização.
Os métodos basear-se-ão em conferências tradicionais com o respectivo espaço temporal para debate no final da aula.
Resultados de Aprendizagem
Os alunos deverão atingir os seguintes objectivos específicos:
- No domínio cognitivo: permitir e estimular a aquisição de conhecimentos sobre:
1. História da Psicologia.
- No domínio afectivo: criação e desenvolvimento das seguintes atitudes:
1. Prevencionista.
2. Interesse pelo estudo e comportamento da doença.
3. Interesse pelo estudo das condições ambientais e comportamentais e sua melhoria.
4. Preocupação com a qualidade de vida das populações em geral.
5. Interesse pelo estudo dos principais problemas psicológicos.
- No domínio físico-motor: aquisição das seguintes capacidades:
1. Domínio, cálculo e interpretação das diferentes técnicas utilizadas em psicologia.
2. Criar e aplicar inquéritos na área da psicologia.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Cronobiologia
Ritmos biológicos: parâmetros e metodologia de análise;
Trabalho por turnos: consequências;
Ritmos biológicos e terapêuticas farmacológicas;
Fisiologia do sono;
Classificação dos distúrbios do sono;
Diagnóstico diferencial da insónia e da sonolência diurna excessiva. Exemplos.
- Teorias da Comunicação
O modelo da comunicação informativa;
Ramos da comunicação;
Modelo da pragmática da comunicação.
- Comportamento organizacional
Psicologia das organizações;
Flexibilidade no trabalho;
Teletrabalho;
Desemprego;
Gestão de recursos humanos.
- Stress e Coping.
Docente(s) responsável(eis)
Manuel João Rodrigues Quartilho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Gomes, A. A., Marques, D. R., Meia-Via, A. M., Meia-Via, M., Tavares, J., Silva, C.F. & Azevedo, M. H. P. (2014). Basic Scale on Insomnia complaints and Quality of Sleep (BaSIQS): reliability, validity, and normative scores in higher education students. Chronobiology International. Epub Ahead of Print 8th Dec 2014.DOI:10.3109/07420528.2014.986681.
Psychology Applied to Work 11th Edition. Muchinsky & Culbertson. Hypergraphic Press; 11th edition (2015).
Moura-Ramos, M., Gameiro, S., Canavarro, M. C., & Soares, I. (2012). Assessing infertility stress: Re-examining the factor structure of the Fertility Problem Inventory. Human Reproduction, 27 (2), 496-505. doi: 10.1093/humrep/der388