Engenharia Ambiental

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
02036363
Área Científica
Saúde Pública
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

- Conhecimentos e aptidões que os alunos devem dominar antes de iniciarem esta disciplina:

A. Conhecimentos:

Os estudantes deverão ter conhecimentos de base que sejam suficientes para apreender o seu conteúdo. Estas bases incluem em especial, o seguinte:

- Química – Conhecimentos de química que viabilizem a compreensão de reações de formação e transformação de compostos associados aos determinantes ambientais;

Física – Conhecimentos de física que viabilizem a compreensão de mecanismos de transporte de poluentes;

Biologia – Conhecimentos em especial de microbiologia associados aos ciclos microbiológicos e procedimentos de manutenção e desinfeção em instalações, redes e sistemas.

Métodos de Ensino

Método expositivo e exemplificativo, com recurso a apresentações de power point correspondentes a cada um dos pontos referidos.

Apresentação e discussão de casos e exemplos, sempre que possível.

Apresentação de documentos e de bibliografia de referência para complementaridade da formação, sendo disponibilizada bibliografia em pdf’s dos documentos referidos.

Indicação de sites de consulta mencionados inclusive por entidades de referência (OMS, APA; DGS, ACT, CARIT, ICNIRP).

Resultados de Aprendizagem

Estabelecer a interação entre ambiente e saúde e a evolução do conceito de saúde e dos fatores ambientais que a condicionam, identificando o enquadramento da saúde ambiental no âmbito da saúde pública (do Relatório Brundtland à Conferência da Budapeste), decorrente da interação ambiente/saúde, e as guidelines da OMS em matéria de saúde ambiental.

Definir os determinantes ambientais e a avaliação de impactes ambientais como fundamento dos determinantes ambientais da saúde, e da avaliação de impactes na saúde, e aplicar os critérios desenvolvidos pela OMS para a sua definição e formulação de políticas públicas e harmonização com as políticas associadas à exposição decorrente de atividades laborais.

Pretende-se a identificação de riscos, a abordagem complementar e multidisciplinar, em matéria de exposições ocupacionais, a capacitação para o desenvolvimento de políticas e projetos de intervenção para garantir ganhos em ambiente e saúde.

Estágio(s)

Não

Programa

- I - Introdução e enquadramento – Ambiente e saúde. Noções fundamentais

II - A água e a saúde pública

III - O ruído

IV – Resíduos

V - Radiações ionizantes e exposições

VI – Ar.

Docente(s) responsável(eis)

António Jorge Correia Gouveia Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Legislação nacional e comunitária; National and EU legislation

Guidelines e Documentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), e devidas atualizações anuais, incluindo documentos de referência; Guidelines and Documents of the World Health Organization (WHO), and annual updates, including reference documents.

Guidelines e Documentos das entidades competentes e devidas atualizações anuais, incluindo documentos de referência (APA, IST-ITN, DGS, ACT); Guidelines and documents of competent entities and annual updates, including reference documents (APA, IST-ITN, DGS, ACT).

Gilbert M. Masters,‎ Wendell P. Ela. Introduction to Environmental Engineering and Science (3rd Edition) Ed. Pearson. 2007. ISBN-13: 978-0131481930

Documento e referências mais específicas são apresentadas em cada aula. More specific documents and references are presented in each class.