Redes Móveis

Ano
1
Ano lectivo
2022-2023
Código
03000343
Área Científica
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Comunicações Móveis. Redes de Computadores.

Métodos de Ensino

O estudo dos tópicos que integram o programa desta unidade curricular é feito com base em leitura de elementos informativos (livros, artigos, normas) escolhidos pelo docente responsável. Adicionalmente existem sessões de apoio presencial que os alunos podem usar para esclarecer dúvidas resultantes das leituras dos elementos recomendados pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

Estudo dos aspectos principais do funcionamento de redes móveis. Após frequentar com sucesso a unidade curricular o aluno deve compreender em termos gerais os princípios de funcionamento de redes móveis nas vertentes físicas, protocolares e lógicas. Para além disso deve conhecer em detalhe as características das várias tecnologias normalizadas que suportam o funcionamento de redes móveis para comunicação de dados e conteúdos multimédia.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Introdução. 2- Transmissão sem fios com mobilidade: -caracterização do canal móvel; -técnicas de modulação. 3- Sistemas celulares. 4- Técnicas de acesso ao meio. 5- Sistemas de Telefonia Móvel Celular. 6- Redes sem fios (Wifi 802.11, WiMax). 7-Redes NEMO. 8-Novos desenvolvimentos na área.

Métodos de Avaliação

Avaliação
A avaliação será feita com recurso a provas escritas (50%) e avaliação de trabalhos de síntese e apresentações incidindo sobre temas relacionados com os assuntos estudados na unidade curricular (50%): 100.0%

Bibliografia

1- Martin Sauter (2011) - From GSM to LTE: An Introduction to Mobile Networks and Mobile Broadband, John Wiley

2- K. Pahlavan, P. Krishnamurthy (2001)- Principles of Wireless Networks - A Unified Approach,Prentice Hall

3- Yi-Bing Lin, ImrichChlamtac (2000) -  Wireless and Mobile Network Architectures, John Wiley

4- Artigos variados publicados em revistas da especialidade.