Encaminhamento em Redes de Telecomunicações

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
03000321
Área Científica
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Formação em redes de telecomunicações a nível de 2º ciclo.

Métodos de Ensino

Aulas semanais de orientação tutorial com o objectivo de complementar e apoiar o estudo autónomo dos alunos. Aulas de seminário com o objectivo de desenvolver as capacidades de pesquisa, análise e síntese bem como de resolução de problemas na área desta unidade curricular.

Resultados de Aprendizagem

Aquisição de conhecimentos sistematizados de nível avançado sobre princípios, modelos e métodos e algoritmos de referência de encaminhamento em redes de telecomunicações. Desenvolvimento de competências de análise, modelação matemática e resolução de modelos de optimização encaminhamento em redes com diferentes tecnologias de base em termos dos desempenhos das redes associados ao tráfego transportado e à gestão dos recursos disponíveis na rede.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceitos, princípios e métodos de referência de encaminhamento em diferentes tipos de redes. Encaminhamento estático e dinâmico. Redes com métodos de encaminhamento baseados em algoritmos de ‘caminhos-mais-curtos’ com ênfase especial para redes baseadas em TCP/IP e MPLS. Métodos de encaminhamento em redes ópticas WDM/DWDM. Encaminhamento por caminhos virtuais. Encaminhamento QoS. Introdução aos modelos de encaminhamento multicritério.

Docente(s) responsável(eis)

Lúcia Maria dos Reis Albuquerque Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho computacional (30-50%). Apresentação oral (0-30%). Prova escrita (0-70%).: 100.0%

Bibliografia

D. Medhi and K. Ramasamy, (2007) - Network Routing: Algorithms, Protocols, and Architectures Morgan Kaufmann Publishers (an imprint of Elsevier).

Anurag Kumar, D. Manjunath, Joy Kuri (2004)  Communication Networking – An Analytical Approach. Elsevier Inc., Jezz Doyle, Jennifer Carrol (2006) Routing TCP/IP. Cisco Press.

Michal  Pióro, Deepankar Medhi, (2004) Routing, Flow and Capacity Design in Communication and Computer Networks.  Elsevier Inc..

Gerald Ash (2006) Traffic Engineering and QoS Optimization of Integrated Voice & Data Networks. Morgan Kaufmann.