Investigação e Comunicação de Ciência
4
2023-2024
02035868
Opcional
Português
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas Expositivas
Discussões Interativas
Ensino Invertido
Palestrantes Convidados
Visitas a laboratórios
Atividades de grupo;
Resultados de Aprendizagem
Objetivos:
Dar a conhecera aos/às estudantes: o ecossistema da investigação científica, financiamento e produção de
conhecimento, a nível local, nacional e internacional; os diversos formatos e plataformas de comunição do
conhecimento cientifico gerado a diversos interlocutores; Normas de conduta ética e integridade científica. Os
pilares de Ciência Aberta;
Competências específicas:
Ao completar a unidade curricular deve ser capaz de: conhecer e distinguir os diversos passos, metodologias,
ecossistema e interlocutores da investigação cientifica, as metodologias de comunicação do conhecimento
gerado; identificação dos diversos passos críticos no processo de investigação cientifica com qualidade,
diversidade e impacto; realizar apresentações científicas, oralmente e por escrito; elaborar um poster e
realizar a sua apresentação oral; conhecer a estrutura de um artigo cientifico e os passos de submissão e
revisão; reconhecer más práticas na investigação científica;
Estágio(s)
NãoPrograma
Ecossistema nacional e internacional da investigação científica e tecnológica. Metodologias Cientificas.
Apresentação e divulgação de resultados científicos e tecnológicos: formatos, tipos de reuniões, públicos.
Publicação de Artigos Científicos: escrita, submissão, respostas aos revisores, revisão; bibliometria;
Financiamento das atividades de investigação científica, produção tecnológica, e atividades profissionais:
agências financiadoras, tipos de projetos.
Elaboração e submissão de projetos científicos, tecnológicos, empresariais: tipos, componentes, formatos;
gestão de projeto;
Conduta Ética e integridade científica na Investigação Científica;
Integração da perspetiva de género e sexo na investigação científica;
Os diversos Pilares e componentes da Ciência Aberta;
Formas e conteúdos de comunicação de conteúdos científicos e tecnológicos para públicos não especializados.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Margarida Gonçalves Cavadas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Mini Testes: 20.0%
Frequência: 30.0%
Projecto: 30.0%
Bibliografia
Antes AL, Maggi LB Jr. How to Conduct Responsible Research: A Guide for Graduate Students. Curr Protoc.
2021;1:e87. d
Berg J, Hicks R. Successful design and delivery of a professional poster. J Am Assoc Nurse Pract. 2017, 29:461-469
DeTora L, et al., Crawley FP. Publication planning: promoting an ethics of transparency and integrity in
biomedical research. Int J Clin Pract. 2015;69:915-21.
Forero DA, Lopez-Leon S, & Perry GA brief guide to the science and art of writing manuscripts in biomedicine.
Journal of translational medicine. 2020, 18, 425.
Gemayel R. How to write a scientific paper. 2016, The FEBS journal, 283, 3882–3885.
Kappel K, & Holmen SJ.Why Science Communication, and Does It Work? A Taxonomy of Science
Communication Aims and a Survey of the Empirical Evidence. Frontiers in Communication. 2019, 4, Article
00055.