Investigação e Comunicação de Ciência
4
2022-2023
02035868
Opcional
Português
Inglês
Presencial
Semestral
3.0
Opcional
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhum.
Métodos de Ensino
- Aulas expositivas com projeção de material audiovisula
- Ensino invertido
- Questionários com feedback imediato
- Atividades práticas
- Atividades de grupo
- Elaboração de Mapas conceptuais.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivos dar a conhecer aos estudantes: o ecossistema da investigação científica e produção de conhecimento, de modo a entenderem como e onde se desenvolve a investigação científica a nível nacional e internacional; como se comunica o conhecimento gerado a diversos interlocutores; as normas de conduta ética na investigação científica.
Competências específicas a adquirir: o estudante deve ser capaz de conhecer e distinguir os diversas metodologias e interlocutores da investigação cientifica, e as metodologias de comunicação do conhecimento gerado.
Os estudantes deverão ainda adquirir as seguintes Competências Gerais: Capacidade de leitura, escrita e comunicação oral de conteúdos científicos. Capacidade de interpretar a literatura científica; Capacidade de resolução de problemas práticos; Capacidade de participação efetiva em trabalho de grupo; Capacidade de aprendizagem autónoma; Capacidade de investigar; Pensamento critico.
Estágio(s)
NãoPrograma
Ecossistema nacional e internacional da investigação científica e tecnológica. Metodologias Cientificas.
Apresentação e divulgação de resultados científicos e tecnológicos.
Publicação de Artigos Científicos: escrita, submissão, respostas aos revisores, revisão; bibliometria;
Bibliografia e formas automáticas de organização de bases bibliográficas;
Financiamento das atividades de investigação científica, produção tecnológica, e atividades profissionais: agências financiadoras, tipos de projetos.
Elaboração e submissão de projetos científicos, tecnológicos, empresariais: tipos, componentes, formatos; gestão de projeto;
Conduta Ética na Investigação Científica; plágio, fraude e fabricação de resultados; Conflito de interesses; Enviesamentos do Processo de Publicação.
Formas e conteúdos de comunicação de conteúdos científicos e tecnológicos para públicos não especializados. Comunicação de conteúdos nos media tradicionais e redes sociais.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Margarida Gonçalves Cavadas
Métodos de Avaliação
Avaliação
Frequência: 25.0%
Mini Testes: 25.0%
Projecto: 50.0%
Bibliografia
Berg J, Hicks R. Successful design and delivery of a professional poster. J Am Assoc Nurse Pract. 2017 Aug;29(8):461-469.
DeTora L, Foster C, Skobe C, Yarker YE, Crawley FP. Publication planning: promoting an ethics of transparency and integrity in biomedical research. Int J Clin Pract. 2015;69(9):915-21.
“Ethics for Graduate Researchers, A Cross-disciplinary Approach“, 1st Edition, Editors: Cathriona Russell, Linda Hogan, Maureen Junker-Kenny, 1st Edition, Elsevier, 2012.
Laura Bowate & Kay Yeoman, “Science Communication: A Practical Guide for Scientists 1st Edition, Wiley-Blackwell, 2012.
Sandra Oster & Paul Cordo, “Successful Grant Proposals in Science, Technology, and Medicine: A Guide to Writing the Narrative”, 1st Edition, Cambridge University Press, 2015.
Wood GJ, Morrison RS. Writing Abstracts and Developing Posters for National Meetings. Journal of Palliative Medicine. 2011;14(3):353-359.