Estágio - Projeto

Ano
2
Ano lectivo
2022-2023
Código
02035797
Área Científica
Ciências e Tecnologias da Saúde
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
48.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares do 1º ano do Mestrado em Análises Clínicas.

Métodos de Ensino

No estágio, o estudante é apoiado pelo seu orientador local, que é o responsável pela gestão do mesmo e pela distribuição do nº total de horas pelas áreas, de acordo com o coordenador do curso. Além disso, mantém-se em ligação com este e com o seu orientador interno com vista ao acompanhamento do estágio e à resolução de algum problema que possa surgir. Os orientadores e, em particular, o orientador interno, acompanha o estudante depois de terminado o seu período do estágio, sendo o responsável pela revisão do Relatório de Estágio, a apresentar ao júri de Mestrado para a sua discussão pública.

Resultados de Aprendizagem

O estágio, de índole profissional, é realizado em laboratórios clínicos reconhecidos para o efeito, sob a orientação de um orientador local, em ligação com outro da faculdade. Pretende-se que os alunos: i) adquiram formação em contexto de trabalho real de um Laboratório Clínico, participando na orgânica e na rotina do trabalho que aí é efectuado, nas áreas fundamentais; ii) apliquem e sedimentem os conhecimentos adquiridos nas diversas unidades curriculares do curso; iii) ganhem competências científicas e técnicas de um Técnico Superior na área do diagnóstico laboratorial, nas diferentes áreas, no que diz respeito, em particular, às metodologias usadas, à implementação do controlo de qualidade no laboratório e interpretação de dados laboratoriais; iv) elaborem um Relatório de Estágio final, que será sujeito a defesa pública perante um júri nomeado pelo conselho científico da Faculdade de Farmácia. O estágio poderá incluir um trabalho científico, base de uma dissertação científica.

Estágio(s)

Sim

Programa

O Estágio decorre em diversos Serviços de Análises Clínicas de Hospitais e de outros Laboratórios de Análises Clínicas com os quais a Faculdade estabeleceu previamente protocolos de colaboração. É apoiado por profissionais da área do diagnóstico laboratorial, geralmente, especialistas em Análises Clínicas ou em Patologia Clínica dos serviços e laboratórios onde decorrem os mesmos. Engloba as quatro áreas principais do diagnóstico clínico-laboratorial, Bioquímica, Microbiologia, Hematologia e Imunologia, num total de horas de trabalho de 1188 (que incluem todas as formas de trabalho), distribuídas de modo equilibrado pelas mesmas. Em cada uma delas, o aluno entra na orgânica e na rotina do trabalho diário, fortificando e sedimentando conhecimentos adquiridos nas unidades curriculares, ganhando competências para “saber fazer” e “saber interpretar”. No caso particular dos melhores alunos, o Estágio pode incluir um trabalho de investigação, no âmbito daquelas áreas.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Miguel Duarte Matos Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Avaliação do desempenho do aluno, feita pelo(s) orientador(es): 30.0%
Relatório de Estágio e defesa pública: Qualidade científica e técnica do texto, da apresentação oral e da discussão: 70.0%

Bibliografia

Toda a bibliogafia recomendada pelas unidades curriculares do Mestrado em Análises Clínicas pode ser referenciada como necessária para o Estágio Curricular.

All the recommended main bibliography by the curricular units of the Master's Degree in Clinical Analysis can be referenced for the Curricular Internship.