Métodos Instrumentais no Laboratório de Análises Clínicas

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035786
Área Científica
Ciências Físico Químicas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

 O ensino envolve dois tipos de aulas:

i) Aulas teóricas, para apresentação e discussão dos diversos temas indicados no programa;

ii) Aulas teórico-práticas, destinadas à clarificação, aplicação e sedimentação dos conceitos apresentados nas aulas teóricas, através de diferentes estratégias, tal como indicado no programa.

Resultados de Aprendizagem

 Os principais objectivos desta unidade curricular são a aquisição de conhecimentos, de modo integrado, no âmbito dos princípios de análise instrumental e da automatização no Laboratório de Análises Clínicas.

No final, os estudantes deverão i) ter adquirido um conhecimento amplo sobre os princípios básicos de funcionamento do equipamento laboratorial e das metodologias analíticas mais correntemente utilizadas num laboratório de análises clínicas e ii) ter adquirido os conceitos básicos sobre automatização e os diversos tipos de equipamento automatizado mais usados nos laboratórios de análises clínicas.

Estágio(s)

Não

Programa

Teórica
1.Instrumentação analítica: princípios e utilização no contexto das análises clínicas:
1.Espectrofotometria (UV/VIS; absorção atómica)
2.Fotometria de reflectância
3.Técnicas de luminescência (Fluorescência; Quimio- e Electro-quimioluminescência)
4.Turbidimetria e nefelometria
5.Osmometria
6.Potenciometria: sensores químicos e biossensores
7.Electroforese e densitometria
8.Sistemas cromatográficos: instrumentação, mecanismos de separação, detectores mais usados
9.LC/MS e ICP-MS
10.Citometria de fluxo
11.Analisadores de Química Seca.
2. Automatização: conceitos básicos; automatização do fluxo de informação e do fluxo analítico; automatização pós-analítica.
Teórico-Práticas
O objectivo principal destas aulas é o reforço dos conceitos, através de:
i)Demonstração do funcionamento de alguns instrumentos
ii)Visitas a laboratórios de análises clínicas, com observação do funcionamento de equipamentos em ambiente real
iii)Discussão de estudos de caso e resolução de problemas.

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Silva Gomes Barbosa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Mini Testes: 20.0%
Exame: 80.0%

Bibliografia

1. Henry’s Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods (22nd Edition), McPherson and Pincus, Eds. Elsevier Saunders (2011).
2. Tietz Fundamentals of Clinical Chemistry and Molecular Diagnostics (7th Edition). Burtis, C. and Bruns, D. E., Eds. Elsievier Saunders (2015).