Monitorização de Fármacos em Farmacoterapia Personalizada

Ano
4
Ano lectivo
2023-2024
Código
02035641
Área Científica
Opcional
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Farmacologia Geral e Farmacologia I

Será também importante ter conhecimentos base de leitura de inglês e espanhol para utilizar alguma da informação disponibilizada pelo docente.

Métodos de Ensino

As aulas teóricas consistirão na exposição oral da matéria, sendo integradas metodologias pedagógicas (debates, ensino invertido, elaboração de mapas mentais) que incentivem a participação ativa do aluno.

Por forma a facilitar e consolidar os conceitos teóricos, os estudantes serão incentivados a resolver casos práticos da realidade clínica, recorrendo a calculadora e/ou programas informáticos específicos. Haverá aulas informáticas, que contemplarão ainda a resolução de problemas e casos clínicos, de forma a adquirir um pensamento crítico e autónomo na individualização da farmacoterapia. 

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular apresenta um elevado interesse para o exercício da atividade farmacêutica, quer a nível hospitalar quer a nível de ambulatório, uma vez que, no final, é esperado que o estudante adquira conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam promover a correta utilização dos medicamentos, através da individualização e otimização dos regimes posológicos de forma a garantir uma farmacoterapia eficaz e segura.

Após esta unidade curricular, os estudantes deverão:

- Conhecer as bases da variabilidade inter- e intra-individual na eficácia/segurança dos fármacos;

- Prever a influência de fatores fisiopatológicos e das características genéticas na farmacocinética e farmacodinâmica de fármacos;

- Calcular parâmetros farmacocinéticos e utilizá-los para individualizar/otimizar a dose e o intervalo posológico;

- Aplicar diferentes técnicas e programas informáticos de monitorização e individualização posológica;

- Delinear e otimizar regimes posológicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Monitorização de concentrações de fármacos na prática clínica: conceito, objetivos, justificação; margem terapêutica e impacto da variabilidade intra- e inter-individual na resposta farmacológica; farmacogenética e importância na farmacoterapia personalizada.

Metodologias de monitorização e métodos de individualização posológica. Biomarcadores.

Influência de fatores fisiológicos e patológicos na eficácia/segurança de fármacos.

Farmacogenética/farmacogenómica e influência de fatores genéticos (variabilidade genética nas enzimas metabólicas e transportadores,…) no efeito farmacológico dos fármacos.

Influencia de fatores clínicos (interações farmacológicas, fluidoterapia, ventilação mecânica) na segurança/eficácia de fármacos.

Tradução para o cenário clínico (monitorização/individualização/correção posológica) de fármacos: antiepilépticos, antipsicóticos, antibióticos e novos anticoagulantes orais.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Cristina Bairrada Fortuna

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 50.0%
Resolução de problemas: 50.0%

Bibliografia

BAUER L. Applied Clinical Pharmacokinetics 3rd Ed. McGraw-Hill. 2014

BURTON E, SHAW LM, SCHENTAG JJ, EVANS WE. Applied Pharmacokinetics & Pharmacodynamics. Principles of Therapeutics  Drug  Monitoring.  4ªEd, Philadelphia, Lippincott Williams & Wilkins 2006.

STRACHAN T, READ A. "Pharmacogenetics, personalized medicine and population screening" in Human Molecular Genetics. 4th Ed, Garland Science, 2011.

DIPIRO JT. Concepts in Clinical Pharmacokinetics. Fifth Ed. American Society for Health System Pharmacists. 2010.

WINTER M.E. Basic Clinical Pharmacokinetics. 5th Ed, Williams & Wilkins 2010.

Bibliografia complementar fornecida pelo Professor da unidade curricular (Capítulo de Livros, Guidelines Internacionais e Artigos científicos)