Organização e Gestão de Sistemas Energia Eléctrica

Ano
1
Ano lectivo
2012-2013
Código
03000222
Área Científica
Engenharia Electrotécnica e Computadores
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino cobrem igualmente a base teórica da organização dos sistemas de energia elétrica e a descoberta autónoma pelos estudantes de realidades concretas documentadas, tratadas nos trabalhos de monografia.

Resultados de Aprendizagem

Os alunos deverão, após terem obtido aproveitamento, ser capazes de uma visão informada sobre o modo como se organizam os Sistemas de Energia Elétrica antes e após a liberalização do setor elétrico. Deverão também ficar a conhecer os tipos de regulação do setor elétrico do monopólio natural ao mercado liberalizado.

Estágio(s)

Não

Programa

Caracterização geral da indústria elétrica - evolução histórica e situação atual.

Infraestruturas dos sistemas de energia elétrica (SEE): Produção de energia elétrica - recursos e tecnologias de produção convencionais e renováveis; Estruturas dos SEE - redes de transporte e distribuição.

Liberalização do sector elétrico: Princípio do livre acesso às redes; Regulação do sector elétrico – do monopólio natural ao mercado liberalizado. Modelos de organização. Implicações técnicas e económicas na gestão das redes elétricas; O caso Português – Organização e quadro regulatório.

Métodos de Avaliação

Avaliação
O método de avaliação permite avaliar ambas as componentes: teórica e de análise crítica da realidade, através respetivamente do exame e do trabalho de monografia: 100.0%

Bibliografia

Lorrin Philipson, H. Lee Willis, Understanding Electric Utilities and Deregulation, Marcel Dekker, Inc., 1998.

Sally Hunt, Graham Shuttleworth, Competition and Choice in Electricity, John Wiley & Sons, 1996.

Mohammad Shahidehpour, Muwaffaq Alomoush, Restructured Electrical Power Systems – Operation, Trading and Volatility, Marcel, 2001.