Indicação Farmacêutica
5
2025-2026
02035540
Ciências Farmacêuticas
Português
Presencial
Semestral
3.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de fisiopatologia, farmacologia e farmacoterapia.
Métodos de Ensino
Aulas de natureza expositiva com transmissão de conhecimentos no âmbito do tratamento de situações clínicas, através do recurso a medicamentos não sujeitos a prescrição médica e sem recurso à consulta médica. Resolução, em contexto de sala de aula, de casos clínicos e aplicação dos protocolos de Indicação Farmacêutica, na presença de um Farmacêutico comunitário que é convidado para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
A intervenção do farmacêutico no apoio da terapêutica instituída, deverá assentar num conhecimento sólido em Farmacologia, para que possa pronunciar-se sobre as ações desejáveis e indesejáveis dos medicamentos, garantindo um importante apoio à sociedade no estabelecimento e cumprimento da terapêutica eficaz. Nesta linha de pensamento e uma vez que a automedicação é uma realidade que permite ao doente adquirir medicamentos que não necessitam de receita médica, assumindo ele próprio a responsabilidade no tratamento, torna-se necessário o envolvimento do farmacêutico neste desafio. O farmacêutico deve possuir conhecimentos gerais e específicos face às situações mais frequentes, aos recursos terapêuticos, e à abordagem dos doentes, sendo esta condicionada pelas suas características individuais, patologias e
terapêuticas. Deve possuir conhecimentos que lhe permitam referenciar o doente para o médico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Indicação Farmacêutica. Responsabilidades e funções do farmacêutico. O processo: avaliar, decidir, aconselhar e acompanhar.
2. Princípios gerais da automedicação; responsabilidades e funções do farmacêutico.
3. Articulação de cuidados médicos e farmacêuticos nos Cuidados de Saúde Primários.
4. Avaliação do doente. Estratégia terapêutica.
5. Responsabilização do doente na automedicação.
6. Indicação Farmacêutica (IF). Protocolos de Indicação Farmacêutica. Norma de Indicação Farmacêutica no âmbito das Boas Práticas de Farmácia Comunitária. Medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) e medicamentos não sujeitos a receita médica de dispensa exclusiva em farmácia (MNSRM-EF).
7. IF nas principais situações dolorosas ligeiras.
8. IF nas afeções dermatológicas ligeiras.
9. IF nas afeções das vias respiratórias superiores.
10. IF nas afeções do aparelho digestivo.
11. IF na alimentação de recém-nascidos e lactentes.
12. IF na criança
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Vitória Neves de Figueiredo Santos Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
• A.J.Winfield, R.M.E. Richards. Pharmaceutical Pratice. 2nd ed., Churchill Livinsgtone, Edinburg. 1998.
• American Pharmaceutical Association. Handbook of Non Prescription Drugs. Publications Professional, 11th ed., Washington.
• Goodman & Gilman’s. The pharmacological basis of therapeutics. 11th edition. New York [etc.]: McGraw-Hill. 2006.
• Guimarães, S.; Moura, D.; Soares da Silva, P. Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas. 6ªEdição. Porto: Porto Editora. 2014.
• Soares, M. Augusta. Medicamentos não prescritos. Aconselhamento Farmacêutico. 2º ed., Publicações Farmácia Portuguesa, Lisboa. 2002.