Análise Matemática I

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
01001647
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
7.5
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Matemática do Ensino Secundário.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino são predominantemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas são destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Incentiva-se a resolução autónoma de problemas. Quanto à exposição téorica faz-se prevalecer uma forte interacção entre os conceitos e a sua aplicação concreta dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares antes de proceder a uma abstracção progressiva das noções a introduzir. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho é atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os alunos dos conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos reais bem como dos conceitos fundamentais no estudo de curvas planas. Pretende-se que os estudantes adquiram competências calculatórias. Pretende-se ainda que os estudantes adquiram um conhecimento dos conceitos que lhes permita avaliar do alcance e limitações das matérias estudadas e suas aplicações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Funções reais de uma variável real
1.1 Limite, continuidade e derivação
1.2 Integral definido e aplicações
1.3 Integral impróprio
2. Equações diferenciais de primeira ordem: variáveis separáveis e lineares
3. Equações paramétricas e coordenadas polares (inclui estudo de curvas).

Docente(s) responsável(eis)

Júlio Severino das Neves

Métodos de Avaliação

Avaliação
A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho é atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal: 100.0%

Bibliografia

Stewart, J. Cálculo , 4ª ed., Vol 1 e Vol.2 , Pioneira, São Paulo, 2001

Carvalho e Silva, J., Princípos de Análise Matemática Aplicada, McGraw-Hill, Lisboa, 1994

Campos Ferreira, J., Introdução à Análise Matemática, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993.