As Economias Emergentes e a Cooperação Sul-Sul
1
2019-2020
02035523
Relações Internacionais
Inglês
Presencial
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Textos de leitura obrigatória e bibliografia complementar servirão de base para os debates nas aulas e orientação dos estudantes. Os estudantes ficarão familiarizados com os aspetos mais relevantes da atualidade da China e dos Países de Língua Portuguesa. Estudos de caso e simulações ajudarão a clarificar e testar enquadramentos teóricos para a análise e interpretação dos vários temas e formulação de políticas. Os temas serão alvo de um trabalho escrito e de uma apresentação oral seguida de debate, com base nos textos escolhidos para a aula.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular apresenta as estruturas sociais, económicas e políticas das economias emergentes e os paradigmas de Relações Internacionais em termos de cooperação Sul-Sul, com especial referência para a China e os Países de Língua Portuguesa. Espera-se que os estudantes desenvolvam a capacidade de compreender e interpretar o processo político e as políticas de cooperação Sul-Sul em paralelo com as relações Norte-Sul, em termos de comércio e política externa. Estes conhecimentos serão particularmente úteis para analisar as iniciativas relevantes dos atores em estudo, como é o caso da Nova Rota da Seda dinamizada pela China.
Estágio(s)
NãoPrograma
Tópicos a considerar na análise das economias emergentes e os paradigmas de Relações Internacionais em termos de cooperação Sul-Sul:
1. Colonialismo e pós-colonialismo; Transição política.
2. Culturalismo e nacionalismo; Cultura antropológica, psicologia social e cultural e “valores asiáticos”.
3. Regionalismo e regionalização.
4. Segurança, conflitos e resolução de conflitos.
5. Demografia, migração, problemas ambientais.
6. Estruturas económicas, modernização económica, planeamento e liberalização.
7. Comércio internacional, investimento e turismo.
Docente(s) responsável(eis)
Daniel Augusto de Oliveira Cardoso
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas (15%) + apresentação oral (25%) + exercício de estatística (20%) + trabalho escrito (40%): 100.0%
Bibliografia
ARRIGHI, Giovanni (2007) Adam Smith in Beijing: Lineages of the Twenty-First Century, London: Verso.
ARRIGHI, Giovanni; Hamashita, Takeshi; Selden, Mark (eds.) (2003) The Resurgence of East Asia: 500, 150 and 50 Year Perspectives, New York: Routledge.
BROOK, Timothy; Luong, Hy V. (eds.) (1999) Culture and Economy: The Shaping of Capitalism in Eastern Asia, University of Michigan Press.
ELVIN, Mark (1973) The Pattern of the Chinese Past, Stanford: Stanford University Press.
KANG, David (2010) East Asia before the West. Five Centuries of Trade and Tribute, New York: Columbia University Press.
PYE, Lucian. The Spirit of Chinese Politics, Cambridge MA / London: Harvard University Press, 1992.
Wang, Hui (2003) China’s New Order: Society, Politics, and Economy in Transition, Ted Huters y Rebecca Karl (trads.), Harvard University Press.
WANG, Hui (2010) The End of Revolution: China and the Limits of Modernity, Verso.
YAN, Xuetong (2011) Ancient Chinese Thought. Modern Chinese Power, Princeton: Princeton University Press.