Gestão Inter-cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02035512
Área Científica
Gestão
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Será utilizado o método expositivo e interativo para dar a conhecer os principais conceitos, combinado com a apresentação de vídeos para que os estudantes percecionem melhor as características culturais da China e dos Países de Língua Portuguesa. Além disso, será feita a discussão de casos que abordem os tópicos mais importantes das linhas programáticas.

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar para a importância das dimensões cultura e distância cultural no desenvolvimento de relações e negócios internacionais. Depois de completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de compreender as características da cultura chinesa, o seu protocolo de negócios e como desenvolver um processo negocial e analisar a distância cultural da China com os Países de Língua Portuguesa. O estudante deverá também ficar capacitado para perceber as diferenças e semelhanças das características empresariais da cultura empresarial na China e nos Países de Língua Portuguesas e prever os desafios éticos na realização de negócios entre estes países.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos de cultura e distância cultural.

2. As principais características da cultura chinesa: Guanxi e Face.

3. A importância da diáspora chinesa na realização de negócios na China.

4. A distância cultural entre a China, a Europa e os Países se Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mozambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

5. Protocolo de negócios na China: o processo negocial.

6. Desafios éticos na realização de negócios entre a China e os Países de Língua Portuguesa.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas (10%) + trabalho de grupo (50%) + exame final (40%): 100.0%

Bibliografia

AMBLER, Tim, Chris Styles e Wang Xiucun, 1999, The Effect of Channel Relationships and Guanxi on the Performance of Inter-province Export Ventures in the People’s Republic of China, Research in Marketing, 16, pp.75-87.

GRAHAM, John L. e N. Mark Lam, 2003, The Chinese Negotiation, Harvard Business Review, Vol. 81 (10), pp.82-91.

HOFSTED, G, 2004, www.geert-hofstede.com

HOFSTED, G., 1991, Cultures, Organizations: Software of the Mind, London, McGraw-Hill.

ILHÉU, M.F. P. (2008)”Chinese Cultural Characteristics and Effective Business in China”. The China IT Handbook, Chapter 11, pp.189-212, Springer.

LUO, Yadong, 1997, Guanxi and Performance of Foreign-invested Enterprises in China: An Empirical Inquiry, Management International Review, 37 (1), pp.51-70.

REDDING, S. Gordon, 1990, The Spirit of Chinese Capitalism, Ed. Clegg Stewart R., New York: Walter de Gruyter.

YAU, Oliver, H.M., 1994, Consumer Behavior in China, Customer Satisfaction and Cultural Values, Routledge.