Gestão Inter-cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa
1
2018-2019
02035512
Gestão
Inglês
Presencial
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Será utilizado o método expositivo e interativo para dar a conhecer os principais conceitos, combinado com a apresentação de vídeos para que os estudantes percecionem melhor as características culturais da China e dos Países de Língua Portuguesa. Além disso, será feita a discussão de casos que abordem os tópicos mais importantes das linhas programáticas.
Resultados de Aprendizagem
Sensibilizar para a importância das dimensões cultura e distância cultural no desenvolvimento de relações e negócios internacionais. Depois de completar esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de compreender as características da cultura chinesa, o seu protocolo de negócios e como desenvolver um processo negocial e analisar a distância cultural da China com os Países de Língua Portuguesa. O estudante deverá também ficar capacitado para perceber as diferenças e semelhanças das características empresariais da cultura empresarial na China e nos Países de Língua Portuguesas e prever os desafios éticos na realização de negócios entre estes países.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos de cultura e distância cultural.
2. As principais características da cultura chinesa: Guanxi e Face.
3. A importância da diáspora chinesa na realização de negócios na China.
4. A distância cultural entre a China, a Europa e os Países se Língua Portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Mozambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
5. Protocolo de negócios na China: o processo negocial.
6. Desafios éticos na realização de negócios entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Docente(s) responsável(eis)
Carmen Isabel de Oliveira Amado Mendes
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas (10%) + trabalho de grupo (50%) + exame final (40%): 100.0%
Bibliografia
AMBLER, Tim, Chris Styles e Wang Xiucun, 1999, The Effect of Channel Relationships and Guanxi on the Performance of Inter-province Export Ventures in the People’s Republic of China, Research in Marketing, 16, pp.75-87.
GRAHAM, John L. e N. Mark Lam, 2003, The Chinese Negotiation, Harvard Business Review, Vol. 81 (10), pp.82-91.
HOFSTED, G, 2004, www.geert-hofstede.com
HOFSTED, G., 1991, Cultures, Organizations: Software of the Mind, London, McGraw-Hill.
ILHÉU, M.F. P. (2008)”Chinese Cultural Characteristics and Effective Business in China”. The China IT Handbook, Chapter 11, pp.189-212, Springer.
LUO, Yadong, 1997, Guanxi and Performance of Foreign-invested Enterprises in China: An Empirical Inquiry, Management International Review, 37 (1), pp.51-70.
REDDING, S. Gordon, 1990, The Spirit of Chinese Capitalism, Ed. Clegg Stewart R., New York: Walter de Gruyter.
YAU, Oliver, H.M., 1994, Consumer Behavior in China, Customer Satisfaction and Cultural Values, Routledge.