Relações Comerciais, Investimento e Turismo entre a China e os Países de Língua Portuguesa

Ano
1
Ano lectivo
2020-2021
Código
02035493
Área Científica
Economia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição dos conteúdos programáticos sob a forma de palestras tradicionais, munindo os estudantes de competências básicas sobre relações comerciais, investimento e turismo entre a China e os países lusófonos. O método expositivo será combinado com análises coletivas e discussões práticas, problematizando a temática central estudada e esclarecendo dúvidas.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal da unidade curricular é a aquisição de conhecimentos sobre as relações e operações comerciais, investimentos e turismo entre a China e Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O papel de plataforma assumido por Macau nesta ligação, através do Fórum de Cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, também será analisado. Espera-se que os estudantes entendam o ambiente de negócios e adquiram competências práticas sobre fazer negócios (importação e exportação) com a China e/ou com Países de Língua Portuguesa. Adicionalmente, deverão familiarizar-se com as principais diferenças – na teoria e na prática – entre o Oriente e o Ocidente e tomar consciência dos possíveis métodos e estratégias para conseguir entrar nos mercados chinês ou lusófono.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Fundamentos de comércio internacional e de investimento.

2. Geoeconomia e geopolítica da China e do Mundo Lusófono.

3. Quadro jurídico das relações económicas China-Países de Língua Portuguesa.

4. Dinâmica do turismo nas relações China-Países de Língua Portuguesa.

5. Operações de importação/exportação e opções de transporte/logística.

6. Cultura empresarial chinesa e táticas negociais.

7. Estratégias de negócio.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nos debates (10%) + trabalho individual / apresentação (30%) + exame final (60%): 100.0%

Bibliografia


RODRIGUES, V., & BREDA, Z. (2015). Chinese international travelers: Who are they? – Insights on China’s outbound tourism market. In M. Kozak & N. Kozak (eds), Tourism economics: A practical perspective (pp. 95-108). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.

VASCONCELLOS, Isabella (2016), Doing Business in Brazil, Opportunities and Threats. Morrisville: Lulu.com.

GONÇALVES, Marcus (2017), Lusophone-African Multinational Enterprises Internationalization Mode: A Case Analysis of Angolan and Mozambican Enterprises. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing.

GREEVAN, Mark J.; WEI, Mark J. (2017), Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco. New York: Routledge.   

HAY, Walter; COCKRUM, Jim (2017), Import Direct from China and Many Other Countries: Your Guide to Finding the Best Suppliers, Best Products, and Best Prices and How to Easily Organize the Importing Procedure. North Charleston: CreateSpace Independent Publishing Platform.

PEDERNEIRA, Ricardina (2015), Do Business in Angola: the essential field guide to investing and doing business in this rapidly growing economy. Gorleston: Rethink Press.