Relações Comerciais, Investimento e Turismo entre a China e os Países de Língua Portuguesa
1
2019-2020
02035493
Economia
Inglês
Presencial
10.0
Obrigatória
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição dos conteúdos programáticos sob a forma de palestras tradicionais, munindo os estudantes de competências básicas sobre relações comerciais, investimento e turismo entre a China e os países lusófonos. O método expositivo será combinado com análises coletivas e discussões práticas, problematizando a temática central estudada e esclarecendo dúvidas.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal da unidade curricular é a aquisição de conhecimentos sobre as relações e operações comerciais, investimentos e turismo entre a China e Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O papel de plataforma assumido por Macau nesta ligação, através do Fórum de Cooperação entre a China e os Países de Língua Portuguesa, também será analisado. Espera-se que os estudantes entendam o ambiente de negócios e adquiram competências práticas sobre fazer negócios (importação e exportação) com a China e/ou com Países de Língua Portuguesa. Adicionalmente, deverão familiarizar-se com as principais diferenças – na teoria e na prática – entre o Oriente e o Ocidente e tomar consciência dos possíveis métodos e estratégias para conseguir entrar nos mercados chinês ou lusófono.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Fundamentos de comércio internacional e de investimento.
2. Geoeconomia e geopolítica da China e do Mundo Lusófono.
3. Quadro jurídico das relações económicas China-Países de Língua Portuguesa.
4. Dinâmica do turismo nas relações China-Países de Língua Portuguesa.
5. Operações de importação/exportação e opções de transporte/logística.
6. Cultura empresarial chinesa e táticas negociais.
7. Estratégias de negócio.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Tavares da Silva
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nos debates (10%) + trabalho individual / apresentação (30%) + exame final (60%): 100.0%
Bibliografia
RODRIGUES, V., & BREDA, Z. (2015). Chinese international travelers: Who are they? – Insights on China’s outbound tourism market. In M. Kozak & N. Kozak (eds), Tourism economics: A practical perspective (pp. 95-108). Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing.
VASCONCELLOS, Isabella (2016), Doing Business in Brazil, Opportunities and Threats. Morrisville: Lulu.com.
GONÇALVES, Marcus (2017), Lusophone-African Multinational Enterprises Internationalization Mode: A Case Analysis of Angolan and Mozambican Enterprises. Saarbrucken: Lambert Academic Publishing.
GREEVAN, Mark J.; WEI, Mark J. (2017), Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco. New York: Routledge.
HAY, Walter; COCKRUM, Jim (2017), Import Direct from China and Many Other Countries: Your Guide to Finding the Best Suppliers, Best Products, and Best Prices and How to Easily Organize the Importing Procedure. North Charleston: CreateSpace Independent Publishing Platform.
PEDERNEIRA, Ricardina (2015), Do Business in Angola: the essential field guide to investing and doing business in this rapidly growing economy. Gorleston: Rethink Press.