Língua Chinesa para Negócios
1
2020-2021
02035482
Lingua, Literatura e Cultura
Inglês
Português
Presencial
20.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas, será utilizado o método expositivo para dar a conhecer os principais conceitos e expressões da língua chinesa, combinado com exercícios e trabalhos de grupo. Serão organizadas sessões de filmes e de leitura para que os alunos tenham uma ideia mais clara sobre a cultura e o ambiente empresarial chineses.
Resultados de Aprendizagem
A frequência, com sucesso, desta unidade curricular, permitirá ao estudante: compreender e usar expressões do dia-a-dia; conversar de maneira eficaz sobre tópicos relacionados com negócios; pedir e trocar informações de interesse imediato; descrever experiências, eventos, espectativas e ambições; expressar e justificar ideias, opiniões e projetos em língua chinesa. Além de desenvolver a capacidade linguística, espera-se que o estudante também consiga identificar as principais características da cultura empresarial e da sociedade chinesa. O estudante deverá ainda compreender a complexidade, criatividade e potencial da cultura multiétnica chinesa, bem como a interação entre cultura, política e economia na China.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Os aspetos fundamentais da língua chinesa: a história da língua, as características da fonética e da gramática, os dialetos, a linguagem gestual, as reformas do séc. XX, as novas tendências.
2.Expressões do dia-a-dia e frases úteis para negócios: expressões de gentileza; apresentar-se e apresentar outras pessoas; fazer perguntas sobre dados pessoais; pedir e trocar informações.
3.Conversações sobre: como “fazer compras”, “no restaurante”, “na feira comercial/industrial”, “nos correios”, “na entrevista”; Fazer chamadas telefónicas, escrever emails e cartas comerciais.
4.Sessões de leitura sobre cultura, história, sociedade, cultura empresarial e hábitos de consumo na China.
5.Diferentes manifestações culturais e de comunicação intercultural no cinema e na literatura chineses.
6.Análise da representação dos estereótipos e preconceitos na comunicação social.
7.Introdução à escrita chinesa: caracteres, radicais e caligrafia.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação individual (20%) + participação nos debates (20%) + teste de língua chinesa (20%) + exame final (40%): 100.0%
Bibliografia
AA. VV. (2004) Chinese Traditional Culture and Modern Life, ed. ZHANG Ying, JIN Shunian. Beijing: Peking University Press.
AA.VV. (2005) Gateway to Business Chinese – Regular Formulas and Etiquette, ed. ZHANG Li, SHEN Shuying. Beijing: Peking University Press.
AA.VV. (2008) Experiencing Chinese: Official Communication in China, ed. ZHU Peiru, ZHU Xiaoxing, YUE Jianling. Beijing: Higher Education Press.
Buruma, Ian (2009) Bad Elements: Chinese Rebels from Los Angeles to Beijing. London: Atlantic Books.
HSIA Chih-tsing (1999) A History of Modern Chinese Fiction. Bloomington: Indiana University Press.
HSIA Tsi-an (2016) The Gate of Darkness: Studies on the Leftist Literary Movement. Hong Kong: the Chinese University Press.