Língua Chinesa para Negócios

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035482
Área Científica
Lingua, Literatura e Cultura
Língua de Ensino
Inglês
Outras Línguas de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas, será utilizado o método expositivo para dar a conhecer os principais conceitos e expressões da língua chinesa, combinado com exercícios e trabalhos de grupo. Serão organizadas sessões de filmes e de leitura para que os alunos tenham uma ideia mais clara sobre a cultura e o ambiente empresarial chineses.

Resultados de Aprendizagem

A frequência, com sucesso, desta unidade curricular, permitirá ao estudante: compreender e usar expressões do dia-a-dia; conversar de maneira eficaz sobre tópicos relacionados com negócios; pedir e trocar informações de interesse imediato; descrever experiências, eventos, espectativas e ambições; expressar e justificar ideias, opiniões e projetos em língua chinesa. Além de desenvolver a capacidade linguística, espera-se que o estudante também consiga identificar as principais características da cultura empresarial e da sociedade chinesa. O estudante deverá ainda compreender a complexidade, criatividade e potencial da cultura multiétnica chinesa, bem como a interação entre cultura, política e economia na China.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Os aspetos fundamentais da língua chinesa: a história da língua, as características da fonética e da gramática, os dialetos, a linguagem gestual, as reformas do séc. XX, as novas tendências.
2.Expressões do dia-a-dia e frases úteis para negócios: expressões de gentileza; apresentar-se e apresentar outras pessoas; fazer perguntas sobre dados pessoais; pedir e trocar informações.
3.Conversações sobre: como “fazer compras”, “no restaurante”, “na feira comercial/industrial”, “nos correios”, “na entrevista”; Fazer chamadas telefónicas, escrever emails e cartas comerciais.
4.Sessões de leitura sobre cultura, história, sociedade, cultura empresarial e hábitos de consumo na China.
5.Diferentes manifestações culturais e de comunicação intercultural no cinema e na literatura chineses.
6.Análise da representação dos estereótipos e preconceitos na comunicação social.
7.Introdução à escrita chinesa: caracteres, radicais e caligrafia.

Docente(s) responsável(eis)

Miao Zhou

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação individual (20%) + participação nos debates (20%) + teste de língua chinesa (20%) + exame final (40%): 100.0%

Bibliografia

AA. VV. (2004) Chinese Traditional Culture and Modern Life, ed. ZHANG Ying, JIN Shunian. Beijing: Peking University Press.

AA.VV. (2005) Gateway to Business Chinese – Regular Formulas and Etiquette, ed. ZHANG Li, SHEN Shuying. Beijing: Peking University Press.

AA.VV. (2008) Experiencing Chinese: Official Communication in China, ed. ZHU Peiru, ZHU Xiaoxing, YUE Jianling. Beijing: Higher Education Press.

Buruma, Ian (2009) Bad Elements: Chinese Rebels from Los Angeles to Beijing. London: Atlantic Books.

HSIA Chih-tsing (1999) A History of Modern Chinese Fiction. Bloomington: Indiana University Press.

HSIA Tsi-an (2016) The Gate of Darkness: Studies on the Leftist Literary Movement. Hong Kong: the Chinese University Press.