Língua Portuguesa para Negócios

Ano
1
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035471
Área Científica
Lingua, Literatura e Cultura
Língua de Ensino
Chinês
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
20.0
Tipo
Opcional
Nível
Curso Não Conferente de Grau

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas, será utilizado o método expositivo para dar a conhecer os principais conceitos e expressões da língua portuguesa, combinado com exercícios e trabalhos de grupo. Serão organizadas sessões de filmes e de leitura para que os estudantes tenham uma ideia mais clara sobre a cultura e o ambiente empresarial em Portugal e nos restantes países lusófonos e europeus.

Resultados de Aprendizagem

A frequência, com sucesso, desta unidade curricular, permitirá ao estudante: compreender e usar expressões do dia-a-dia; conversar de maneira eficaz sobre tópicos relacionados com negócios; descrever experiências, eventos, espectativas e ambições; expressar e justificar ideias, opiniões e projetos em língua portuguesa. Além de desenvolver a capacidade linguística, espera-se que o estudante também consiga identificar: as principais características da cultura empresarial e da sociedade europeia e dos países lusófonos; a complexidade, a criatividade e o potencial do espaço europeu e do mundo lusófono; a interação entre a cultura, a política e a economia de Portugal dos restantes países lusófonos e da Europa. Com base na experiência empírica, o estudante deverá desenvolver valências que lhe permitam analisar e interpretar as manifestações dos valores e sentimentos dos países lusófonos e da Europa.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Os aspectos fundamentais da língua portuguesa: a história da língua, as características da fonética e da gramática, as principais diferenças entre o português europeu e o do Brasil, as características do português africano, a linguagem gestual, as novas tendências.

2.Expressões do dia-a-dia e frases úteis para negócios: expressões de gentileza; apresentar-se e apresentar outras pessoas; fazer perguntas sobre dados pessoais; pedir e trocar informações.

3.Conversações sobre: como “fazer compras”, “no restaurante”, “na feira comercial/industrial”, “nos correios”, “na entrevista”; Fazer chamadas telefónicas, escrever emails e cartas comerciais.

4.Sessões de leitura sobre cultura, história, sociedade, cultura empresarial e hábitos de consumo em Portugal, no resto da Europa e países lusófonos.

5.Diferentes manifestações culturais e de comunicação intercultural no cinema e na literatura lusófonos.

Docente(s) responsável(eis)

Miao Zhou

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação individual (20%) + participação nos debates (20%) + teste de língua portuguesa (20%) + exame final (40%): 100.0%

Bibliografia

AA.VV. (2014) Aprender Português: Português para Estrangeiros 1 e 2, ed. Carla Oliveira e Luísa Coelho. Lisboa: Texto Editores.

AUERBACH, Erich (2004) Time, History and Literature. New Jersey: Princeton University Press.

BERLIN, Isaiah (1999) The Roots of Romantism, ed. Henry Hardy. New Jersey: Princeton University Press.

BOYANJIAN, James C. (2008) Portuguese Trade in Asia under the Hubsburgs, 1580-1640. Baltimore: Johns Hopkins University Press.

CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley (2015) Nova Gramática do Português Contemporâneo, 22.ª ed. Lisboa: Figueirinhas.

FRANKOPAN, Peter (2015) The Silk Roads: A New History of the World. London: Bloomsbury.

JAYSURIYA, Shihan de Silva (2017) The Portuguese in the East: A Cultural History of a Maritime Trading Empire. London: I.B.Tauris.

MENASSE, Robert (2012) Der Europäische Landbote: Die Wut der Bürger und der Friede Europas. Wien: Herder.