Língua Portuguesa para Negócios
1
2018-2019
02035471
Lingua, Literatura e Cultura
Chinês
Inglês
Português
Presencial
20.0
Opcional
Curso Não Conferente de Grau
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas, será utilizado o método expositivo para dar a conhecer os principais conceitos e expressões da língua portuguesa, combinado com exercícios e trabalhos de grupo. Serão organizadas sessões de filmes e de leitura para que os estudantes tenham uma ideia mais clara sobre a cultura e o ambiente empresarial em Portugal e nos restantes países lusófonos e europeus.
Resultados de Aprendizagem
A frequência, com sucesso, desta unidade curricular, permitirá ao estudante: compreender e usar expressões do dia-a-dia; conversar de maneira eficaz sobre tópicos relacionados com negócios; descrever experiências, eventos, espectativas e ambições; expressar e justificar ideias, opiniões e projetos em língua portuguesa. Além de desenvolver a capacidade linguística, espera-se que o estudante também consiga identificar: as principais características da cultura empresarial e da sociedade europeia e dos países lusófonos; a complexidade, a criatividade e o potencial do espaço europeu e do mundo lusófono; a interação entre a cultura, a política e a economia de Portugal dos restantes países lusófonos e da Europa. Com base na experiência empírica, o estudante deverá desenvolver valências que lhe permitam analisar e interpretar as manifestações dos valores e sentimentos dos países lusófonos e da Europa.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Os aspectos fundamentais da língua portuguesa: a história da língua, as características da fonética e da gramática, as principais diferenças entre o português europeu e o do Brasil, as características do português africano, a linguagem gestual, as novas tendências.
2.Expressões do dia-a-dia e frases úteis para negócios: expressões de gentileza; apresentar-se e apresentar outras pessoas; fazer perguntas sobre dados pessoais; pedir e trocar informações.
3.Conversações sobre: como “fazer compras”, “no restaurante”, “na feira comercial/industrial”, “nos correios”, “na entrevista”; Fazer chamadas telefónicas, escrever emails e cartas comerciais.
4.Sessões de leitura sobre cultura, história, sociedade, cultura empresarial e hábitos de consumo em Portugal, no resto da Europa e países lusófonos.
5.Diferentes manifestações culturais e de comunicação intercultural no cinema e na literatura lusófonos.
Docente(s) responsável(eis)
Miao Zhou
Métodos de Avaliação
Avaliação
Apresentação individual (20%) + participação nos debates (20%) + teste de língua portuguesa (20%) + exame final (40%): 100.0%
Bibliografia
AA.VV. (2014) Aprender Português: Português para Estrangeiros 1 e 2, ed. Carla Oliveira e Luísa Coelho. Lisboa: Texto Editores.
AUERBACH, Erich (2004) Time, History and Literature. New Jersey: Princeton University Press.
BERLIN, Isaiah (1999) The Roots of Romantism, ed. Henry Hardy. New Jersey: Princeton University Press.
BOYANJIAN, James C. (2008) Portuguese Trade in Asia under the Hubsburgs, 1580-1640. Baltimore: Johns Hopkins University Press.
CUNHA, Celso e CINTRA, Lindley (2015) Nova Gramática do Português Contemporâneo, 22.ª ed. Lisboa: Figueirinhas.
FRANKOPAN, Peter (2015) The Silk Roads: A New History of the World. London: Bloomsbury.
JAYSURIYA, Shihan de Silva (2017) The Portuguese in the East: A Cultural History of a Maritime Trading Empire. London: I.B.Tauris.
MENASSE, Robert (2012) Der Europäische Landbote: Die Wut der Bürger und der Friede Europas. Wien: Herder.