Economia, Direito e Política em Recentes Teorias da Sociedade

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03020075
Área Científica
Opção
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação de uma selecção de autores, no seu contexto histórico, com indicação dos seus métodos de trabalho, com particular referência às circunstâncias que os levaram a abordar a economia, o direito, e a política. Discussão nas aulas de textos destes autores, previamente analisados pelas/os estudantes, tendo em conta a sua situação no conjunto da obra do autor, e procurando, através desta discussão, reconstituir o esquema conceptual utilizado.

Resultados de Aprendizagem

Dar acesso às/aos estudantes a um conjunto de interpretações do lugar da economia, do direito e da política nas sociedades contemporâneas mais debatidas em ciências sociais, proporcionando assim ferramentas susceptíveis de reforçar a capacidade de análise autónoma sobre a actualidade e de participação activa nos debates sobre esta actualidade.
As obras discutidas são apresentadas na sua dinâmica de elaboração, procurando-se sensibilizar as/os estudantes tanto às interrelações entre circunstâncias históricas e evolução dos modos de pensar a realidade social, como às evoluções internas dos esquemas conceptuais dos autores. Pretende-se, desta maneira, treinar um método de leitura sistemática, e oferecer às/aos estudantes meios de uma abordagem reflexiva ao seu próprio trabalho e à construção da problemática da sua dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

I Parte: Introdução
O desenvolvimento recente das teorias da sociedade

II Parte: Dez autores de Referência
A)    Michel Foucault        
B)    Pierre Bourdieu
C)    Luc Boltanski e Eve Chiapello
D)    Niklas Luhmann    
E)     Jürgen Habermas        
F)    Gunther Teubner
G)    Axel Honneth
H)    Boaventura de Sousa Santos
I)    Jan Pilipp Reemtsma
J)    David Graeber

III Parte: Síntese
As relações entre economia, direito e sociedade, assim como as suas actuais transformações, na perspectiva da teoria da sociedade. Possíveis aplicações empíricas.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

Boltanski, Luc, Ève Chiapello ([1999] 2005), The New Spirit of Capitalism, London, Verso, 2005 (trad. de:  Le nouvel esprit du capitalisme, Paris, Gallimard, 1999).

Bourdieu, Pierre ([2000] 2006), As estruturas sociais da economia, Lisboa, Campo das Letras, 2006 (trad. de : Les structures sociales de l’économie, Paris, Seuil, 2000).

Foucault, Michel ([1979 / 2004] 2010), O Nascimento da Biopolítica, Lisboa, Edições 70, 2010 (trad. de Naissance de la biopolitique. Cours au Collège de France, 1978-1979, Paris, Gallimard-Seuil, 2004).

Habermas, Jürgen ([1992] 1996), Between Facts and Norms. Cambridge:
Polity Press, 1996, trad. de Faktizität und Geltung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992.

Honneth, Axel ([2011] 2014), Freedom’s Right. The Social Foundations of Democratic Life. New York: Columbia University Press, 2014 (trad. de Das Recht der Freiheit. Berlin: Suhrkamp, 2011).

Santos, Boaventura de Sousa (2000), Crítica da razão indolente. Porto: Afrontamento.