Metodologias em Políticas Públicas: o Método Comparativo

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03020042
Área Científica
Opção
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os objectivos desta unidade curricular concretizam-se através de sessões teóricas, de tipo seminarial (organizadas e conduzidas pelos estudantes, com supervisão da docente), de orientação tutorial e conferências, bem como pelo trabalho pessoal dos estudantes.
Cada estudante deve preparar uma apresentação e discussão em aula sobre textos distribuídos, a qual deve ser precedida pela circulação entre o grupo de um breve sumário e questões propostas para debate.

Resultados de Aprendizagem

a) Aprofundar conhecimentos sobre a fundamentação epistemológica, a diversidade metodológica e os saberes técnicos associados a estratégias de investigação de tipo comparativo;
b) Avaliar criticamente a articulação entre opções teóricas, objectivos de pesquisa e estratégias técnico-metodológicas em processos de recolha e análise de informação empírica de teor comparativo;
c) Desenvolver competências para conceber e levar a cabo projectos de investigação que recorram a metodologias comparativas, designadamente através da capacidade para identificar e resolver problemas que surjam nos contextos concretos da sua aplicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. O que é o método comparativo?
[O método comparativo e outros métodos; objectivos, procedimentos e resultados]
2. Porquê comparar? [Justificações para a comparação]
3. Comparar o quê?
[A selecção dos casos e os riscos de enviesamento em pesquisa comparativa]
4. Como comparar?
[Desenhos de pesquisa comparativa]
5. Problemas da comparação ["muitas variáveis, poucos casos" ]

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação: 15.0%
Resolução de problemas: 15.0%
Trabalho de síntese: 70.0%

Bibliografia

Arnold J. Heidenheimer (1985),"Comparative Public Policy at the Crossroads", Journal of Public Policy,5:4, pp 441-465;
Collier, David (1991)"The comparative method: two decades of change" in Rustow, D., Kenneth P. Erickson(eds.)Comparative Political Dynamics:Global Research Perspectives, New York, Harper Collins Publishers;
Della Porta, Donatella e Michael Keating (eds.)Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press;
George, Alexander L./Bennett, Andrew (2005),Case Studies and Theory Development in the Social Sciences, Cambridge: CUP;
Oyen, Else, (1990),Comparative Methodology. Theory and practise in international social research, London, Sage;
Ragin, Charles C. (1987) The Comparative Method:Moving Beyond Qualitative and Quantitative Strategies. Berkeley,University of California Press.