Teorias da Modernidade e Desenvolvimento

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03020020
Área Científica
Opção
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
9.0
Tipo
Opcional
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas têm um carácter expositivo por parte dos docentes pela transmissão de uma grelha de análise, substantiva, problematizante e sustentada na indicação da literatura de referência. O fio condutor subjacente à construção do programa será sublinhado ao longo do curso, assegurando a articulação entre a s suas diferentes partes. Será estimulada a participação dos estudantes no debate e reflexão crítica em torno dos temas em análise durante o curso e em articulação com os respetivos tópicos de investigação.

Resultados de Aprendizagem

1) Atender à natureza dos estudos do desenvolvimento enquanto área científica e à sua inscrição no âmbito da Economia e das outras ciências sociais e humanas a partir da 2a metade do século XX.
2) Compreender como a questão da mo- dernidade surgiu em íntima associação com a ideia de mudança das sociedades ditas modernas.
3) Analisar o percurso do pensamento sobre o desenvolvimento e dos estudos de desenvolvimento enquanto campo (multi)disciplinar, desde a sua emergên- cia nos pós 2aGM , momento em que a «Economia do desenvolvimento» se auto- nomiza como sub-disciplina no seio da Ciência Económica, até aos nossos dias.
4) Finalmente Refletir, em tempo de glo- balização e de crise sobre as condições que presidem à mudança das sociedades.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: Estudos do desenvolvimento como campo disciplinar
2. Modernidade ou modernidades: teorias e história: 2.1 A questão da mudança nas sociedades modernas:Polanyi; 2.2 O debate sobre as condições que presidiram à «Grande Transformação»: economia, política, sociedade e religião (Smith e List, / Marx e Weber); 2.3 A construção histórica da modernidade: a controvérsia sobre as origens das desigualdades Norte-Sul; 2.4Abordagens críticas da modernidade.
3. Trajetórias do pensamento sobre o desenvolvimento: 3.1 Contexto de emergência da problemática no pós 2aGM; 3.2 Paradigma da modernização e estruturalismo; 3.3 Teorias da dependência; 3.4 A emergência e consolidação do Neoliberalismo; 3.5 Basic needs, Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Sustentável 3.6 Neo-institucionalismo e Política Económica Institucionalista; 3.7 Pós-colonialismo e pós-desenvolvimento
4. Repensando o Desenvolvimento em tempos de globalização e de crises

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 100.0%

Bibliografia

Arndt, H.W. (1987), Economic Development: The History of an Idea, Chicago: The University of Chicago Press.

Clark, David A. (ed.) (2006), The Elgar Companion to Development Studies, Cheltenham: Edward Elgar.

Chang, Ha-Joon (ed.) (2003) Rethinking development economics. London: Anthem Press. Currie-Alder, B., Kanbur, R., Malone, D.M., Medhova, R. (eds) (2014), International Development: ideas, experience and prospects. Oxford University Press

Norel, Philippe (2009) l’Histoire économique globale, Paris, Ed du Seuil.

Polanyi, Karl (1944) A grande Transformação, Ed portuguesa, Lisboa Ed 70, 2012.

Rist, Gilbert (2011) The history of development: from Western origins to global faith, Third Impression, London: Zed Books. /

Sen, Amartya (2001) Development as freedom. Oxford: Oxford University Press. (nota: existe edição em português).

Ziai, Aram (ed.) (2007) Exploring post-development: theory and practice, problems and perspectives. London and New York: Routledge.