Sociologia Económica
2
2018-2019
03020014
Opção
Português
Presencial
Semestral
7.5
Opcional
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As aulas têm um carácter teórico e prático, sendo privilegiado a reflexão e o debate conjunto. O envolvimento e a participação activa dos estudantes são obtidos através
a) preparação prévia das teorias que serão objecto de leccionação;
b) análise e debate sobre as correntes e controvérsias teóricas em contexto de aula.
Resultados de Aprendizagem
Os objectivos estão agregados em dois domínios nucleares:
1) facilitar o conhecimento do refe-rencial teórico, na área da sociologia eco-nómica, de modo a possibilitar a identifi-cação das correntes de pensamento e das controvérsias teóricas mais significativas;
2) desenvolver o pensamento analítico acerca das dinâmicas do sistema socioeco-nómico no qual múltiplos actores e grupos de interesse divergentes actuam.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Diversidade e complementaridade de trajetórias da economics e da sociologia de oitocentos. Os principais projetos dum mapeamento disciplinar coerente.
2. A tentativa de síntese de Parsons em meados de novecentos: virtualidades e limitações. Os marcos da evolução da posição parsoniana.
3. A emergência da “Nova Sociologia Económica”: especificidades, incoerências e potencialidades.
4. A redescoberta da “incrustação”: estrutural, política e cultural. A linguagem da confiança e do capital social. O lugar central do “mercado” como fio condutor da NSE. 5. Novas discussões em torno do valor, das qualidades, das justificações e das singularidades. Questões genealógicas e arqueológicas. Contextos de incerteza e de assimetria de informação. Valorização dos intangíveis, “caudas longas” e gratuitidade.
6. As hipóteses da performatividade e o exemplo do mundo financeiro. A construção social dos conceitos de liquidez, alavancagem e endividamento. Socio-história das crises económico-financeiras.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Participação nas aulas: 25.0%
Trabalho de síntese: 75.0%
Bibliografia
BECKERT, Jens and Patrik Aspers (2011), The Worth of Goods: Valuation and Pricing in the Economy, Oxford, Oxford University Press.
CARRUTHERS, Bruce and Laura ARIOVICH (2010), Money and Credit: A Sociological Approach, Cambridge, Polity Press.
FLIGSTEIN, Neil (2001), The Architecture of Markets: An Economic Sociology of Twenty-First-Century Capitalist Societies, Princeton, Princeton University Press.
GRAÇA, J. (2008). “The Economics-Sociology Divide: the Cost of Parsons as an Academic «Social Entrepreneur»”, Journal of Classical Sociology, 8 (4), pp. 467-499.
MARQUES, Rafael, e João PEIXOTO (orgs.) (2003), A Nova Sociologia Económica: Uma Antologia, Oeiras, Celta Editora.
SMELSER, Neil and Richard SWEDBERG (Eds.) (2005), The Handbook of Economic Sociology, 2nd edition, Princeton, Princeton University Press.
TRIGILIA, Carlo (1998), Sociologia Economica: Stato, Mercato e Società nel Capitalismo Moderno, Bologna, Il Mulino.
ZELIZER, Viviana (1997), The Social Meaning of Money: Pin Money.