Seminário de Investigação

Ano
3
Ano lectivo
2018-2019
Código
03020003
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
12.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões de apresentação e discussão dos projetos de investigação em curso, assim como sessões com conferencistas nacionais e internacionais.

Resultados de Aprendizagem

A UC tem os seguintes objetivos de aprendizagem:
1.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;
2.Promover capacidades argumentativas e de julgamento autónomo;
3.Desenvolver capacidades de comunicação adequadas do processo e dos resultados, de forma oral e escrita.
4.Contribuir para a internacionalização do programa doutoral através da realização de sessões com conferencistas internacionais e para um enfoque em torno de temáticas com relevância atual.

Estágio(s)

Não

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos. Em cada ano, esta UC permitirá aos estudantes apresentarem os seus projetos de investigação de doutoramento em curso.

Ao longo do ano, os estudantes apresentam os avanços realizados no âmbito dos seus projetos de investigação de doutoramento em modo de seminário. A apreciação e discussão do trabalho ficará a cargo de outro estudante, sendo a discussão aberta a todos os estudantes, aos professores do doutoramento e a outros investigadores convidados. A organização dos seminários é da responsabilidade dos estudantes do doutoramento.

Quanto às sessões com conferencistas convidados, estas serão organizadas pela equipa docente da UC.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Comentário crítico sobre a comunicação realizada pelos conferencistas internacionai: 10.0%
Discussão do trabalho apresentado por outro colega: 30.0%
Frequência, organização e participação (20%); apresentação em aula de seminário do processo de investigação de doutoramento em curso (40%);: 60.0%

Bibliografia

Dada a natureza desta UC não há bibliografia comum.