Tese em Economia Política

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019997
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
133.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Projeto de Investigação e Escrita Académica.

Métodos de Ensino

DO processo de ensino-aprendizagem contempla sessões tutoriais de acompanhamento da elaboração da tese com o(s) docente(s) orientador(es) e trabalho autónomo dos estudantes.
Promove-se a participação dos estudantes em encontros científicos e outros fóruns de debate de ideias (conferências, seminários, workshops, escolas de verão, etc.) num ambiente académico crítico e plural.

Resultados de Aprendizagem

1. Conceber e desenvolver uma investigação original que respeite exigências de qualidade
e que atenda à responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social, contribuindo para o alargamento das fronteiras do conhecimento em Economia Política e para a sua difusão;
2. Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;
3. Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação designadamente, mas não exclusivamente, aos pares e à comunidade académica em geral através, por exemplo, da sua divulgação nacional ou internacional em conferências e publicações científicas.  

Estágio(s)

Não

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com conteúdos específicos dado que assenta no trabalho desenvolvido a nível individual pelos doutorandos e na coordenação do(s) orientadore(s). O desenvolvimento dos projetos de investigação apresentados pelos doutorandos será feito em articulação com outras unidades curriculares, designadamente o Projeto de Investigação e Escrita Académica, o  Seminário de Investigação Transdisciplinar, o Seminário de Investigação e Leitura Acompanhada e os Seminários de Investigação. O curso tem por objetivo desenvolver as capacidades  teóricas metodológicas e analíticas dos doutorandos no domínio da economia política internacional e nacional, que lhes permitam relacionar domínios geralmente analisados separadamente e criar conhecimento próprio relevante.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 100.0%

Bibliografia

De acordo com o projecto de investigação de cada estudante.