Seminário de Investigação e Leitura Acompanhada
2
2021-2022
03019986
Ciências Sociais
Português
Presencial
Semestral
5.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem contempla:
a) Sessões tutoriais com um ou mais docentes ou investigadores especializados na área de doutoramento de cada doutorando.
b) Sessões de apresentação e discussão de métodos de pesquisa em economia política que estejam a ser utilizados pelos doutorandos.
c) Sessões de apresentação e discussão do trabalho progressivamente desenvolvido pelos doutorandos, incluindo quadros teóricos e opções metodológicas.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular apresenta os seguintes objetivos de aprendizagem:
1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de uma tese na área de Economia Política;
2.Desenvolver a capacidade de debater os quadros teóricos e as opções metodológicas envolvidos na Tese de Doutoramento;
3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;
4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas dado que assenta no trabalho desenvolvido a nível individual pelos doutorandos. Todavia, prevê-se a apresentação/discussão dos seguintes tópicos, quer nas sessões tutoriais, quer nas sessões coletivas:
1.Sessões de discussão dos artigos teóricos de referência no domínio da tese.
2.Sessões de discussão de métodos de pesquisa que estejam a ser utilizados pelos doutorandos.
3.Sessões de apresentação do trabalho entretanto desenvolvido pelos doutorandos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%
Bibliografia
Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, Fourth Edition, Chicago e Londres, University of Chicago Press.
Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Londres, Oxford University Press.
Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Fourth Edition, Los Angeles, SAGE Publications.
Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press.