Seminário de Investigação e Leitura Acompanhada

Ano
2
Ano lectivo
2021-2022
Código
03019986
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
5.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem contempla:

a) Sessões tutoriais com um ou mais docentes ou investigadores especializados na área de doutoramento de cada doutorando.

b) Sessões de apresentação e discussão de métodos de pesquisa em economia política que estejam a ser utilizados pelos doutorandos.

c) Sessões de apresentação e discussão do trabalho progressivamente desenvolvido pelos doutorandos, incluindo quadros teóricos e opções metodológicas.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular apresenta os seguintes objetivos de aprendizagem:

1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de uma tese na área de Economia Política;

2.Desenvolver a capacidade de debater os quadros teóricos e as opções metodológicas envolvidos na Tese de Doutoramento;

3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;

4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação.

Estágio(s)

Não

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas dado que assenta no trabalho desenvolvido a nível individual pelos doutorandos. Todavia, prevê-se a apresentação/discussão dos seguintes tópicos, quer nas sessões tutoriais, quer nas sessões coletivas:

1.Sessões de discussão dos artigos teóricos de referência no domínio da tese.

2.Sessões de discussão de métodos de pesquisa que estejam a ser utilizados pelos doutorandos.

3.Sessões de apresentação do trabalho entretanto desenvolvido pelos doutorandos.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Periódica ou por exame, a definir na ficha por edição: 100.0%

Bibliografia

Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, Fourth Edition, Chicago e Londres, University of Chicago Press.

Bryman, Alan (2012) Social Research Methods, Londres, Oxford University Press.

Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, Fourth Edition, Los Angeles, SAGE Publications.

Swales, John,   Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press.