Seminário de Investigação Transdisciplinar

Ano
2
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019975
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Esta UC incluirá aulas (3) de introdução e problematização da investigação transdisciplinar, seguidas de aulas (11) de apresentação de projetos de investigação transdisciplinar, envolvendo contributos da Economia Política, realizados ou em curso em cada um dos Centros de Investigação envolvidos. Conta-se com o contributo, para esta apresentação, de investigadores responsáveis pelos projetos em causa.

Resultados de Aprendizagem

1.Familiarizar os doutorandos com questões e desafios societais da atualidade nos contextos internacional, europeu e português (designadamente, nos domínios do ambiente e da sustentabilidade, da financeirização, do trabalho, das desigualdades e inclusão sociais, da era digital, da regulação e governação,...) à luz de programas de investigação existentes (por ex., H2020) e de projetos de investigação recentes ou em curso em cada um dos Centros de Investigação parceiros deste programa doutoral.
2.Pôr, especificamente, em evidência a relevância da transdisciplinaridade para uma melhor compreensão das questões e desafios mencionados em 1.
3.Familiarizar os doutorandos com métodos e práticas da investigação transdisciplinar à luz dos casos de estudo mencionados em 1.
4.Dar a oportunidade aos doutorandos de debater pesquisa transdisciplinar com os investigadores.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Em que consiste a investigação científica transdisciplinar?
1.1. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade, interdisciplinaridade.
1.2. Oportunidades e desafios da investigação trans- e interdisciplinar.
2. Desafios da investigação em Ciências Sociais e Humanas numa sociedade em mudança.
2.1. Temas e tópicos de investigação em que a Economia Política dialoga com outras CSH (v.g. sociologia, história, filosofia, antropologia, direito, ciência política).
2.2. Programas e projetos de investigação e outras iniciativas científicas transdisciplinares no DINÂMIA’CET, no CES, no CSG e na UECE.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 20.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 80.0%

Bibliografia

A bibliografia de apoio a esta UC será fundamentalmente a que vier a ser indicada pelos Investigadores Responsáveis pela apresentação dos projetos dos Centros de Investigação.

Sobre a temática da Transdiscplinaridade:
- Bernstein, J. H. (2015), Review: Transdisciplinarity: A Review of Its Origins, Development, and Current Issues, Journal of Research Practice, 11 (1), http://jrp.icaap.org/index.php/jrp/article/view/510/412.
- Nicolescu, B. (ed.) (2008), Transdisciplinarity: Theory and Practice, New York, Hampton Press.
- Stock, P., R. J.F. Burton (2011), “Defining Terms for Integrated (Multi-Inter-Trans-Disciplinary) Sustainability Research Sustainability”, 3, 1090-1113; doi:10.3390/su3081090.