Projeto de Investigação e Escrita Académica
2
2018-2019
03019969
Ciências Sociais
Português
Presencial
Semestral
14.0
Obrigatória
3º Ciclo - Doutoramento
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões teóricas de exposição de tópicos teóricos e conceptuais acerca do processo de investigação; sessões práticas dedicadas à conceção e redação de partes do projeto de tese; sessões de apresentação e discussão dos projetos de tese; sessões tutoriais de acompanhamento da elaboração do projeto de tese; e trabalho autónomo dos estudantes.
Resultados de Aprendizagem
1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de um projeto de tese na área de Economia Política;
2. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e as opções metodológicas contempladas na proposta de Tese de Doutoramento;
3. Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação;
4. Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação;
5. Desenvolver competências de escrita científica;
6. Desenvolver responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A natureza e o processo de investigação em ciências sociais
1.1. Formulação de questões e procura de respostas
1.2. Estado da arte e contributo original
1.3. A ética da investigação e do cientista social
2. O projeto de tese
2.1. Contextualização e formulação do problema
2.2. Enquadramento teórico e conceptualização
2.3. Estratégia metodológica
2.4. Plano de investigação e cronograma
3. A escrita académica
3.1. Estilos e tipo de publicações
3.2. O artigo científico
3.3. O processo de publicação em revistas científicas
4. Comunicações em encontros científicos.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Projecto: 70.0%
Bibliografia
Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, 4ª Edição, Chicago e Londres, University of Chicago Press.
Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4ª Edição, Los Angeles, SAGE Publications.
Dunleavy, Patrick (2003) Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation, Nova Iorque, Palgrave Macmillan.
Hancké, Bob (2009) Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Nova Iorque, Oxford University Press.
Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press.
Feak C. & Swales J. (2009) Telling a Research Story: Writing a Literature Review. Ann Arbor, Michigan, University of Michigan Press.