Seminário sobre Técnicas de Investigação em Ciências Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019942
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

1 - O módulo inicial de três aulas tem um carácter essencialmente expositivo, visando reforçar os conhecimentos e a reflexão crítica sobre as principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas.
2 - Cada um dos módulos optativos independentes é composto por seis sessões teórico-práticas, sendo os alunos envolvidos em exercícios e ensaios com instrumentos e técnicas de investigação concretos, os quais devem ser adaptados aos seus interesses de pesquisa.

Resultados de Aprendizagem

1 – Compreender as principais diferenças entre as metodologias qualitativas e as quantitativas.
2 – Aprofundamento do conhecimento sobre metodologias e técnicas de pesquisa considerados relevantes para o trabalho de dissertação.
3 – Aplicação do conhecimento sobre metodologias e técnicas de pesquisa aos objetivos de investigação dos alunos, tendo em conta a preparação do projeto de dissertação.

Estágio(s)

Não

Programa

1 – Metodologias qualitativas e quantitativas: duas tradições distintas?
1.1 – Características distintivas e diversidade interna das metodologias qualitativas.
1.2 – Características distintivas e diversidade interna das metodologias quantitativas.
1.3 – As principais controvérsias entre as duas tradições.

2 - Módulo específico sobre métodos e técnicas de investigação, a escolher de entre as seguintes possibilidades (cada uma correspondendo a 5 ETCS e compreendendo seis sessões).
2.1 Análise de Redes.
2.2. Entrevista e análise de conteúdo qualitativo.
2.3 Análise estatística multivariada e econométrica.

3 Módulo específico sobre métodos e técnicas de investigação, a escolher de entre as seguintes possibilidades (cada uma correspondendo a 5 ETCS e envolvendo seis sessões).
3.1 Análise Qualitativa Comparada.
3.2 Estudos de caso e o método comparativo.
3.3 Metodologias participativas.
3.4 Análise input-output: descrição e aplicações.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 40.0%
Trabalho de investigação: 60.0%

Bibliografia

Becker, H. S. (1998). Tricks of the Trade: How to Think about Your Research while You’re Doing It. Chicago: The University of Chicago Press.
Borgatti,S. P., Everett, M., Johnson, J.C., (2013), Analysing Social Networks, SAGE
Byrne, D. & Ragin, C. (eds.) (2009) The SAGE Handbook of Case-Based Methods. Londres: SAGE.
Goertz, G. & Mahoney, J. (2012) A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences. Princeton: Princeton University Press.
Greene, W.H. (2012) Econometric Analysis. New Jersey, Prentice Hall (7th Edition).
Miller, R. and Blair, P. (2009) Input-Output Analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
Schneider, C.Q. & Wagemann, C. (2012) Set-theoretic Methods for the Social Sciences: A Guide to Qualitative Comparative Analysis. Cambridge: Cambridge University Press.
Schreier, M. (2012). Qualitative Content Analysis in Practice. Londres: Sage.
Yin, R. K. (2013). Case-study Research: Design and Methods (5ª edição). Londres: Sage.