Economia Política Aplicada

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019931
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são de natureza teórico-prática na medida em que combinam sessões expositivas com a apresentação de casos de estudo e debate entre os doutorandos.
O processo de ensino-aprendizagem envolve no primeiro e segundo módulos sessões teórico-práticas baseadas num enquadramento expositivo por parte do docente e por um debate em torno da análise de textos indicados, com leitura prévia e apresentação obrigatória de ficha de leitura. O terceiro módulo, centrados em estudos de caso, convoca o diálogo entre as abordagens teóricas e metodológicas, de forma a encetar a reflexão dos estudantes sobre as opções de investigação teóricas e empíricas com que se irão deparar. 

Resultados de Aprendizagem

1.Capacitar os estudantes para o mapeamento teórico das concepções acerca do papel do Estado na economia do pós-guerra.
2.Capacitar os estudantes para a identificação e caracterização dos principais processos históricos formativos da Economia Política contemporânea.
3.Proporcionar instrumentos de análise das especificidades sectoriais, variedades nacionais e regionais dos diversos sistemas de provisão.
4.Capacitar os estudantes para a análise dos sistemas de provisão a partir de uma metodologia que integra múltiplas dimensões institucionais e suas articulações.
5.Capacitar os estudantes para análise crítica da trajectória de sistemas de provisão em Portugal, articulando a esfera internacional onde se integram com as suas especificidades históricas e contextuais.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Estado e Economia no pós-guerra - A construção dos diversos regimes de Bem-estar: de Bismarck a Beveridge. - A Grande Depressão e o debate sobre as políticas públicas: gestão macroeconómica e política industrial. - O ressurgimento do liberalismo no pós-guerra: Thatcher e Reagan. - Financeirização e integração económica: de “Bretton Woods” à Grande Recessão. 2.Reconfiguração dos Sistemas de Provisão - O novo regime monetário (da independência dos bancos centrais à desregulação da banca). - Reconfiguração dos regimes de investimento público (os modelos das Parcerias-Público-Privada). - Transformações das políticas de emprego e dos modos de organização dos mercados de trabalho.- Sistema fiscal e redistribuição. - Empresarialização e privatização dos serviços públicos. 3.Análise de estudos de caso - Segurança Social: sistemas de pensões e política social. - Saúde: as fronteiras difusas entre o público e o privado. - Redes públicas: Água, electricidade, telecomunicações, transportes.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 25.0%
Trabalho de investigação: 75.0%

Bibliografia

Kuhnle, S.; Sander, A. (2010). The Emergence of the Western Welfare State. In Castles, F. G.; Leibfried, S.; Lewis, J.; Obinger, H.; Pierson, C. (eds.). The Oxford Handbook of the Welfare State. Oxford: Oxford Unversity Press. Maurin, É. (2009). La peur du déclassement: une sociologie des récessions. Paris: Seuil. Mitchell A. Orenstein (2013), “Pension Privatization: Evolution of a Paradigm”, Governance 26, 2, pp. 259–281. Mirowski, P. (2013). Never let a serious crisis go to waste: How neoliberalism survived the financial meltdown. Verso Books. Rodrigues, J.; Santos, A.C. & Teles, N. (2016). A Financeirização do Capitalismo em Portugal. Actual Editora. Orenstein, M.A. (Ed.) (2008). Pensions, Social Security, and the Privatization of Risk. Columbia University Press / SSRC Books. van der Wel, K. A., & Halvorsen, K. (2015). “The bigger the worse? A comparative study of the welfare state and employment commitment”. Work, employment and society, 29(1), 99-118.