História da Economia Política

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019920
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O processo de ensino-aprendizagem contempla no primeiro módulo sessões teórico-práticas compostas por um enquadramento expositivo por parte do docente e por um debate em torno da análise dos textos indicados, cuja leitura prévia por parte dos alunos é obrigatória. O segundo módulo, em regime de seminário, convoca diretamente a participação dos alunos quer em apresentações de enquadramento iniciais, quer no debate subsequente. Este segundo módulo compõe-se de sessões de seminário sobre quatro dos temas apresentados no programa a partir de uma seleção feita pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo. 2. Desenvolver a capacidade de interpretação de textos e obras de autores à luz do contexto histórico e da sua relação com as principais tradições e correntes da economia política. 3. Desenvolver a capacidade de identificação das origens e de compreensão das ideias económicas e políticas presentes em controvérsias contemporâneas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. As principais correntes da economia política 1.a O liberalismo clássico e o capitalismo industrial: Smith, Ricardo, Mill 1.b O capitalismo moderno e a sua natureza: Marx, Durkheim e Weber 1.c Democracia e capitalismo na tradição institucionalista: Veblen, Commons, Polanyi, Kapp 1.d A Grande Depressão e o papel económico do Estado: Keynesianismo - Keynes, Kalecky e Minsky - e a Economia do Bem-Estar - Pigou e Stiglitz 1.e Descolonização e desenvolvimento: teorias da modernização-Rostow e Lewis-estruturalismos-Myrdal, Nurske e Hirschman - e teoria da dependência - Furtado e Prebisch 1.f A reação neoliberal aos intervencionismos estatais na economia política: Hayek, Friedman, Buchanan e Olson 2. Debates contemporâneos e seus antecedentes teóricos 2.a Crescimento e estagnação secular 2.b Moeda e política monetária 2.c Tecnologia trabalho e emprego 2.d Crescimento e sustentabilidade 2.e Desigualdades e crescimento 2.f Financeirização, desenvolvimento e bem-estar 2.g Ética e mercado

Métodos de Avaliação

Avaliação
Relatório de seminário ou visita de estudo: 25.0%
Outra: 25.0%
Trabalho de investigação: 50.0%

Bibliografia

Caporaso, J. A. e Levine D. P. (1992), Theories of Political Economy, Cambridge: Cambridge University Press Kurz, H. and Riemer, J. (2016), Economic Thought: A Brief History, New York: Columbia University Press. Milonakis, Dimitris and Ben Fine (2009), From Political Economy to Economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory, Routledge: London and New York. Trigilia, C. (2002), Economic Sociology – State, Market and Society in Modern Capitalism, Oxford: Blackwell.