Economia, Sociedade e Governação

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
03019903
Área Científica
Ciências Sociais
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
10.0
Tipo
Obrigatória
Nível
3º Ciclo - Doutoramento

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Combina-se a exposição dos fundamentos teóricos e dos principais instrumentos conceptuais com o funcionamento próprio de um seminário de 3º ciclo, em que se apela ao desenvolvimento que cabe fazer a cada estudante, com grande autonomia, tendo em vista formar contributos para o debate coletivo e para a participação colegial. Sendo a finalidade desta UC proporcionar o conhecimento dos fundamentos teóricos e conceptuais da Economia Política, o recurso ao conjunto dos textos selecionados é fundamental para centrar a atividade letiva, mas procura-se também dar valor a um alargamento dos recursos bibliográficos e da sua discussão por parte dos estudantes. O instrumento principal de avaliação, o ensaio individual, insere-se nestas mesmas finalidades.

Resultados de Aprendizagem

1. Desenvolver conhecimentos e competências de análise para uma compreensão holista dos processos económicos, sociais e políticos. 2. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e de mobilizar as ferramentas analíticas associados ao estudo da estrutura e da dinâmica dos sistemas económicos, sociais e políticos, da sua evolução e das deliberações que os estruturam. 3. Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais associados à análise de diferentes modos de ação, instrumentais e não instrumentais, e diferentes perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade. 4. Desenvolver a capacidade de relacionar diferentes modos de coordenação, compreendendo as interações mútuas que se estabelecem entre Estado, mercado, organizações, comunidade. 5. Desenvolver capacidades críticas, argumentativas e de julgamento autónomo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Estado, sociedade, mercado e organizações: o sistema económico e social 1.1 Modos de ação instrumentais e não instrumentais; perspetivas substantivas e formalistas da racionalidade 1.2 Mercados e organizações; transações, custos de transação e contratos 1.3 Sociedade de mercado e sociedade industrial 1.4. Estado e ação pública 1.5 Instituições e visão institucionalista 1.6 A Economia Política e as formas de poder 2. Governação, instituições e mudança institucional 2.1. Ordens sociais e constituição económica nas sociedades desenvolvidas 2.2 Ação e mudança institucional 2.3 Dependência da trajetória histórica, cultural e política e mudança 2.4 Complementaridades institucionais e governação 3. Democracia, transições históricas e direitos: a economia política contemporânea 3.1 Mudança estrutural, transições históricas e ciclos longos do capitalismo 3.2. Capitalismo, Democracia e Welfare State 3.4 Democracias sociais, crescimento económico e desigualdades.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 35.0%
Trabalho de investigação: 65.0%

Bibliografia

BRUFF, I. (2011), “WHAT ABOUT THE ELEPHANT IN THE ROOM? VARIETIES OF CAPITALISM, VARIETIES IN CAPITALISM”, NEW POLITICAL ECONOMY, JUNE, 1-20
CHANG, H.-J. (2003), GLOBALISATION, ECONOMIC DEVELOPMENT AND THE ROLE OF THE STATE, LONDON: ZED BOOKS, CAPS 1-3
HIRSCHMAN, A. (1982), “RIVAL INTERPRETATIONS OF MARKET SOCIETY: CIVILIZING, DESTRUCTIVE, OR FEEBLE?”, JOURNAL OF ECONOMIC LITERATURE, VOLUME XX, 1463-1484.
PASINETTI, L. (1981), STRUCTURAL CHANGE AND ECONOMIC GROWTH. A THEORETICAL ESSAY ON THE DYNAMICS OF THE WEALTH OF NATIONS, CAMBRIDGE: CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS.
POLANYI, K. (2010), THE GREAT TRANSFORMATION: THE POLITICAL AND ECONOMIC ORIGINS OF OUR TIME. BOSTON: BACOMN PRESS.
STREECK, W. (2010), “TAKING CAPITALISM SERIOUSLY: TOWARD AN INSTITUTIONALIST APPROACH TO CONTEMPORARY POLITICAL ECONOMY”, MPIFG DISCUSSION PAPER 10/15.
TANZI, V. (2011), GOVERNMENT VERSUS MARKETS – THE CHANGING ROLE OF THE STATE, CAMBRIDGE MA: CAMBRIDGE UNIVERSITY PRESS.