Matemática

Ano
1
Ano lectivo
2021-2022
Código
01001518
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio das matérias lecionadas nas disciplinas de matemática do ensino secundário.

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino serão predominantemente expositórios nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas serão destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor. Quanto à exposição téorica far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta. A transformação dos conceitos em ferramentas de trabalho será atingida pelo incentivo ao trabalho pessoal. O ensino da unidade curricular é complementado pelos períodos de atendimento aos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina visa dotar os estudantes com as ferramentas essenciais de matemática que lhes permitem resolver os problemas que vão enfrentar ao estudar certos fenómenos da biologia.

Competências genéricas:

- Competência em análise e síntese;

- Competência em organização e planificação;

- Competência em comunicação oral e escrita;

- Competência para resolver problemas;

- Competência em raciocínio critico;

- Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;

- Competência em aprendizagem autónoma;

- Adaptabilidade a novas situações;

- Competência em aplicar na prática os conhecimentos teóricos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Álgebra linear: matrizes; somas e produtos de matrizes; sistemas de equações lineares; determinantes; valores e vetores próprios de uma matriz.

2. Derivadas, taxas de variação e primitivas.

3. Equações diferenciais e modelação: equações de variáveis separáveis; equações lineares de primeira ordem; equações frequentes na biologia (equação logística e equações predador-presa de Lotka-Volterra).

4. Integração: integrais definidos de funções contínuas; cálculo de áreas; integrais definidos de funções descontínuas;integrais impróprios.

Docente(s) responsável(eis)

Helena Maria Mamede Albuquerque

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Mini Testes (0-20%) ou Frequência (0-100%): 100.0%

Avaliação Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

- Santana  AP, Queiró JF.  Introdução à Álgebra Linear. Gradiva Publicações, 2010.

- Magalhães LT. Álgebra Linear como Introdução a Matemática Aplicada. Texto Editora, 1989.

- Stewart J. Cálculo. Pioneira, 2001.

- Lim JP, Caramelo FJ, Couceiro JM et al. Biomatemática. Imprensada Universidade de Coimbra, 2006