Circuitos Neuronais e Comportamento

Ano
1
Ano lectivo
2018-2019
Código
02035364
Área Científica
Neurobiologia
Língua de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Neurobiologia Celular e Molecular.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas, baseadas em grande parte na análise de trabalhos científicos.

Aulas teórico-práticas: análise de metodologias experimentais e dos efeitos de lesões cerebrais.

Resultados de Aprendizagem

A disciplina fornece conhecimentos na área da neurociência de sistemas: do funcionamento dos circuitos e redes neuronais ao comportamento e às funções mentais mais complexas (percepção sensorial, controlo motor, memória e aprendizagem, estados de consciência, emoções, e tomada de decisão).  Os estudantes irão também ficar a conhecer e compreender as técnicas e métodos de análise usados no estudo e na manipulação da actividade de circuitos e redes neuronais, e os testes de comportamento em modelos animais.

Estágio(s)

Não

Programa

Conceito de neurobiologia de sistemas: dos circuitos e redes neuronais às funções mentais.

Princípios básicos do funcionamento dos circuitos neuronais.

Técnicas para estudo de circuitos: electrofisiologia ex vivo e in vivo; manipulação optogenética; mapeamento dos circuitos por marcação viral retrógrada; técnicas de imagiologia cerebral.

Sistemas sensoriais e percepção: dos orgãos sensoriais ao processamento subcortical e cortical da informação.

Sistemas  motores: organização anatómica; planeamento dos movimentos complexos; os gânglios da base e a iniciação dos movimentos; correcção pelo cerebelo.

Estados de consciência: o estado de alerta e a atenção; sistemas cerebrais da atenção; circuitos do sono.

Cérebro e linguagem.

Emoções: circuitos da amígdala e córtex pré-frontal; medo; sistemas cerebrais de stress e efeitos na plasticidade cerebral; comportamento pró-social em modelos animais.

Neurobiologia das funções executivas: tomada de decisão.

Docente(s) responsável(eis)

Emília da Conceição Pedrosa Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Apresentação e discussão dum tema: 20.0%
Projecto: 20.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Purves et al, Principles of Cognitive Neuroscience (2nd Ed), Sinauer Associates, 2013.

Review and research papers (made available at Inforestud@nte).