Seleção e Manutenção de Motores Elétricos

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
02035308
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Motores síncronos e assíncrono

Métodos de Ensino

Aulas teóricas com exposição de conceitos, princípios e teorias fundamentais sobre a matéria lecionada. Para além dos aspetos teóricos, estas aulas incluem ainda a resolução de exercícios teórico-práticos que ilustram a aplicação dos conceitos abordados a situações reais, exigindo a conjugação de conceitos teóricos distintos e promovendo o espírito crítico face a problemas complexos. São ainda realizados trabalhos de pesquisa e simulação individuais, com o objetivo de consolidar as matérias abordadas na unidade curricular, bem como para reforçar a perceção da sua aplicabilidade/importância.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o aluno deve saber avaliar o rendimento e a fiabilidade dos sistemas elétricos de força motriz industriais, conhecer e compreender o princípio de funcionamento dos principais tipos de motores elétricos, saber quais as normas internacionais mais relevantes no domínio dos motores e acionamentos elétricos e identificar as principais vantagens/desvantagens técnico-económicas associadas às diferentes opções tecnológicas disponíveis no mercado. O aluno deve ainda ser capaz de selecionar corretamente um motor/acionamento elétrico, incluindo o respetivo sistema de arranque e proteção. Deverá também conhecer as principais estratégias de manutenção utilizadas na indústria e os procedimentos subjacentes à manutenção corretiva de motores de indução trifásicos, incluindo o reprojeto de enrolamentos estatóricos trifásicos.  

Estágio(s)

Não

Programa

Rendimento e fiabilidade dos sistemas elétricos de força motriz. Normas internacionais relacionadas com os motores e acionamentos elétricos. Aspectos construtivos e princípio de funcionamento dos motores elétricos comercialmente disponíveis. Principais tendências tecnológicas. Impacto da qualidade da alimentação e das condições de funcionamentos no desempenho e tempo de vida dos motores elétricos. Princípios de seleção de motores elétricos. Estimação em campo do nível de carga dos motores de indução trifásicos. Estratégias de manutenção de motores elétricos. Conceito "Indústria 4.0" aplicado aos acionamentos elétricos industriais. Enrolamentos especiais para motores de indução trifásicos. Métodos de arranque de motores de indução trifásicos. Sistemas de proteção de motores de indução trifásicos.

Docente(s) responsável(eis)

Fernando José Teixeira Estêvão Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

D. P. Kothari, I. J. Nagrath, "Electric Machines", 4th Ed., McGraw Hill Education, 2016.

S. Chapman, "Electric Machinery Fundamentals", 5th Ed., McGraw-Hill, 2011.

A. Fitzgerald, C. Kingsley, S. Umans, "Electric Machinery", 6th Ed., McGraw-Hill, 2006.

P. Krause, O. Wasynczuk, S. Pekarek, "Electromechanical Motion Devices", 2nd Ed., Wiley, 2012.

I. Boldea, S. A. Nasar, "Electric Drives", 3rd Ed., CRC Press, 2016.

Artigos técnico-científicos, catálogos/brochuras de fabricantes e slides disponibilizados pelo docente responsável.