Seminário Matemático

Ano
3
Ano lectivo
2018-2019
Código
01001440
Área Científica
Matemática
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
3.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos gerais das  matérias propedêuticas desenvolvidas nas unidades curriculares frequentadas pelo estudante em semestres anteriores.

Métodos de Ensino

Os temas são distribuídos no início do semestre pelos orientadores.É estimulado o trabalho em grupo mas haverá encontros regulares entre os estudantes e o respectivo orientador ao longo de todo o semestre,que permitam monitorizar o trabalho desenvolvido e avaliar a contribuição individual de cada estudante  para o projecto coletivo.Serão estimuladas curtas apresentações orais ao longo do semestre.A concluir os trabalhos,haverá a entrega de um relatório escrito  e a sua defesa oral na presença do orientador e com a participação de todos os elementos do grupo.

Resultados de Aprendizagem

Abordar temas da Matemática com interesse e relevância, adequados ao final do 1º Ciclo de Estudos em Matemática. Fomentar a discussão em torno desses temas. Desenvolver a capacidade de expressão escrita e oral, e a capacidade de comunicação matemática. Iniciar os alunos em actividades de pesquisa bibliográfica. Desenvolver as qualidades de trabalho individual e em grupo.

Competências genéricas  desenvolver:

Conhecimento de resultados matemáticos;

Capacidade de formular e resolver problemas;

Expressões escrita e oral rigorosas e claras;

Uso da internet como meio de comunicação e fonte de informação;

Poder de iniciativa;

Capacidade de trabalho em equipa;

Capacidade de pesquisa e aprendizagem autónomas;

Capacidade de comunicação;

Compromisso ético.

Estágio(s)

Não

Programa

Cada grupo de alunos, receberá do seu orientador um tema para tratar e discutir, devendo esse tema estar adequado ao nível de conhecimentos matemáticos no final do primeiro ciclo de estudos. O desenvolvimento do trabalho ao longo do semestre será acompanhado pelo respectivo orientador. Nesta conformidade, a especificação de um programa com conteúdos concretos não se aplica neste caso.

Docente(s) responsável(eis)

Maria de Fátima da Silva Leite

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

 A bibliografia é muito diversa, dependendo dos temas atribuídos e da actividades desenvolvida. Tratar-se-á, em geral, de páginas digitais, de capítulos de livros, ou mesmo de artigos de investigação sobre temas diversos, assimiláveis pelos alunos neste nível de estudos./Depends on the topics distributed and on the developed activities. They may vary from digital pages to chapters of books, or even research papers on various topics accessible to students at this level of study