Regime Transitório em Sistemas de Energia Elétrica

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
02035116
Área Científica
Energia
Língua de Ensino
Português
Outras Línguas de Ensino
Inglês
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução aos Sistemas de Energia Eléctrica; Circuitos Eléctricos; Regime Estacionário em Sistemas de Energia Eléctrica.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas do tipo magistral com exposição teóricas das matérias. Sempre que seja conveniente para a clarificação dos conceitos apresentados na exposição teórica serão resolvidos problemas teórico-práticos. Poderá haver também lugar à discussão quer de estudos de caso quer de trabalhos de monografia desenvolvidos pelos alunos, bem como de palestras por parte de especialistas sobre tópicos específicos da unidade curricular.

A avaliação uma componente relativa à realização de um ou dois testes e outra componente relativa a trabalhos feitos pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Fornecer aos alunos conceitos, princípios e teorias que permitem explicar, compreender e prever o funcionamento estável e fiável dos sistemas de energia eléctrica. No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de, nomeadamente: compreender a função e funcionamento dos sistemas de controlo de potência e de controlo da tensão necessários ao bom funcionamento dos sistemas de energia, compreender os fundamentos dos fenómenos transitórios e o comportamento dinâmico dos geradores nos sistemas de energia eléctrica; conhecer e aplicar métodos de análise e de resolução de problemas associados aos fenómenos transitórios; obter os conhecimentos adequados para a compreensão dos fenómenos associados ao desenvolvimento de sobretensões nos sistemas de energia elétricos, e à propagação das sobretensões em linhas, adquirir competências em análise e síntese, comunicação, resolução de problemas, análise crítica e aprendizagem autónoma.

Estágio(s)

Não

Programa

Controlo de frequência e tensão.

Estabilidade transitória.

Estabilidade de tensão.

Sobretensões em sistemas de energia eléctrica.

Docente(s) responsável(eis)

Álvaro Filipe Peixoto Cardoso de Oliveira Gomes

Métodos de Avaliação

Avaliação 1
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 70.0%

Avaliação 2
Trabalho de síntese: 30.0%
Exame: 70.0%

Bibliografia

• Weedy, B. M., B. J. Cory, Electric Power Systems, 4ª Edition, John Wiley & Sons, 1998.

• José Pedro Sucena Paiva (2011) – Redes de Energia Elétrica: Uma Análise Sistemática, IST Press, 3ª Edição.

• Cutsem, T. and Costas Vournas. Voltage stability of electric power systems,  Kluwer Academic Publishers, 1998,  ISBN 0792381394

• Grainger, J., W. Stevenson, JR. (1994) – Power Systems Analysis, McGraw-Hill.